AMD Ryzen R7 1700X – Com Testes

2

ATUALIZAÇÃO: Já temos resultados em primeira mão (agradecemos à PCDiga pela parceria) de um comparativo entre Ryzen 7 1700X e Intel i7 6800K !

AMD RYZEN

O despertar do lado negro?

Dia 2 de Março termina o NDA para os novos processadores da AMD. Os Ryzen prometem revolucionar o mercado  com um rácio de preço/performance imbatível. A crer nos rumores e leaks, um Ryzen 1800X, com preço aproximado de €500, será superior a um Intel 6900k, cujo preço ascende a uns exorbitantes €1000!
AMD_Logo.svg

 

Para o consumidor, os Ryzen são sem a menor dúvida uma injecção muito necessária de competitividade no mercado de CPUs, há muito estagnado em função da falta de uma plataforma por parte da AMD que conseguisse chegar aos patamares de performance das sucessivas plataformas que a Intel lançou ao longo dos anos. Infelizmente, tal não sucedeu e o que se tem visto é o domínio da marca azul em todos os segmentos de consumidor (com excepção para alguns CPUs interessantes em gama baixa, e APUs).

Desde 2012 que a AMD trabalha na linha de processadores ZEN, sob tutela do Sr. Jim Keller, um dos grandes responsáveis pelo lançamento dos K7 e K8 (Athlon). O Sr. Keller entretanto voltou a sair da AMD, desta vez para abraçar um desafio no ramo automotivo. Se a microarquitetura Zen realmente for o que todos esperamos, o Sr. Keller certamente terá saído da AMD com sensação de dever cumprido.

Nos últimos dias, os Ryzen têm feito correr muita tinta, desde leaks sobre testes comparativos em que cada Ryzen destrói os seus concorrentes da Intel (concorrentes a nível de preço/performance), rumores sobre um 1800X ter inclusive conseguido melhores resultados em alguns testes do que um 6950X, o topo de gama da Intel, e ainda rumores sobre pressões por parte da Intel nos reviewers dos Ryzen. Claro que com o NDA sob efeito, tudo não passam de rumores, mas, normalmente onde há fumo há fogo.

Fato é que a AMD tem 3 CPUs Ryzen ao virar da esquina, e em questão de dias os resultados finalmente serão mostrados ao mundo. Para já, fica uma lista dos 3 CPUs listados pela AMD para venda a partir de dia 2 de Março. De salientar que todos são desbloqueados para Overclock, coisa que há muito a Intel deixou de proporcionar, cobrando um valor mais elevado por CPUs com essa capacidade.

 

cpus

 

TESTES

A máquina que usamos tem as seguintes especificações:

Intel i7 6800K / AMD Ryzen 7 1700X
ASUS CROSSHAIR VI HERO
COOLERMASTER MASTERAIR PRO 4
ASUS GTX 1080 STRIX 8GB OC

Aqui ficam os resultados:

ASUS1 CINEBENCHRYZEN1 FIRESTRIKE1FRYBENCH1DIRT RALLY1 GTA V1 MORDOR1
THE DIVISION1
TOMBDX121 TDP1

Discute este assunto no nosso fórum aqui.

Comentários