Cooler Master Hyper 212X VS Arctic Freezer i32

capapost

Introdução

A refrigeração do computador é dos factores mais cruciais num sistema, uma boa refrigeração do processador além de prolongar o tempo útil do mesmo, também irá fazer com que o mesmo ofereça uma maior performance.

A escolha do cooler por vezes causa várias duvidas e o Cooler Master Hyper 212X é sem duvida um dos modelos presentes no mercado com melhor relação preço/qualidade, contudo a Arctic Freezer com o seu i32 vem fazer forte concorrência ao “famoso” 212X. Com este artigo pretendemos fazer uma comparação entre os dois coolers de forma a poder esclarecer algumas das vossas duvidas.

Antes demais queremos deixar o nosso agradecimento à PCBLASTED por nos ter disponibilizado estes dois exemplares para análise.

logo red 2 final -772x678

.

Embalagens

No que diz respeito as embalagens dos coolers não há muito a referir, sendo ambas feitas de cartão resistente e com a informação mais relevante sobre o produto.

Na frente da caixa ambos os modelos apresentam uma imagem ilustrativa do cooler, sendo que o Hyper 212X refere alguns pontos fortes do cooler e a Arctic Freezer faz questão de mostrar que oferece 6 anos de garantia nos seus produtos, não ficando assim o Freezer i32 de lado.

IMG_2454

Passando então para a parte de trás das embalagens podemos ver que a Arctic Freezer fez questão de mostrar que a sua ventoinha inclui um sistema de controlo que faz com que a mesma trabalhe com o mínimo de ruído possível.  Apesar disto mostra ainda as diferenças entre o i32, i30 e o stock cooler da Intel, mostrando assim que este i32 veio para ficar.

Passando para o Hyper 212X, a Cooler Master preferiu por mostrar apenas uma imagem com as respetivas dimensões do produto e ainda referir os pontos fortes do cooler em várias línguas.

IMG_2458

Já nas laterais das embalagens a “história” continua, sendo que a Arctic Freezer mantém o objetivo de passar o máximo de informação possível sobre o produto e a Cooler Master apenas apresenta uma imagem ilustrativa e as especificações do mesmo.

IMG_2465

.

Conteúdo

Ambos os coolers vêm muito bem acondicionados, contudo achamos que houve uma maior atenção por parte da Cooler Master no que toca ao acondicionamento do seu produto.

Além dos respetivos coolers, encontra-se ainda os acessórios para instalação, sendo que em ambos os casos temos a possibilidade de instalar uma segunda ventoinha. De referir que o Arctic Freezer i32 não inclui backplate para a plataforma AMD, apenas permite instalação em processadores Intel, caso pretendam a aquisição deste cooler para a plataforma AMD têm de adquirir o Arctic Freezer A32.

 

Especificações

Cooler Master Hyper 212X

Capturar1

 

 

 

 

.

Arctic Freezer i32

Capturar

 

 

 

 

.

Em Detalhe

O Cooler Master Hyper 212X a nível estético é muito idêntico ao Arctic Freezer i32, sendo que ambos se tratam de um coolers de 12cm e que têm um custo a rondar os 35.99€. Em ambos os modelos apenas inclui uma ventoinha, contudo é possível utilizar com duas ventoinhas, sendo que os acessórios para as fixar já vêm incluídos com os respetivos coolers.

A qualidade de construção de ambos é bastante satisfatória, sendo que o Arctic Freezer i32 à primeira vista pareceu-me mais robusto que o Hyper 212X, pois todas as suas “laminas” são unidas nas suas laterais, dando assim uma maior robustez ao cooler.

IMG_2486

 

Os coolers são compostos por 4 Heat-Pipes em cobre, no Hyper 212X com um diâmetro de 6mm cada, já no Freezer i32 apenas com um diâmetro de 5mm cada.

IMG_2496

Falando da sua base, aqui existe alguma diferença, pois a base do Hyper 212X é ligeiramente superior, tendo as seguintes medidas: 3,5 x 3,7cm, já a base do Arctic Freezer i32 mede apenas 3,0 x 3,0cm, esta diferença é considerável e poderá fazer toda a diferença em processadores X99 por exemplo, não ocupando assim todo o processador e diminuindo assim a quantidade de dissipação.

IMG_2508

IMG_2515

Passando então à ventoinha que cada modelo inclui, aqui é onde existe uma maior diferença entre os coolers. Falando da ventoinha incluída no Hyper 212X, trata-se de uma fan de 12cm que funciona a uma velocidade de 600 a 2000RPM, tendo um Airflow de até 82.9 CFM e fazendo um ruído entre os 9 e os 36 dBA.

Já falando da ventoinha incluída no Freezer i32, trata-se de uma fan de 12cm que funciona a uma velocidade de 0 a 1350RPM, tendo um Airflow de até 74 CFM e fazendo um ruído máximo de 22.5 dBA.

Aqui pode-se destacar o facto da ventoinha do Freezer i32 por vezes estar totalmente parada, não fazendo assim qualquer tipo de ruído, enquanto que no Hyper 212X a ventoinha estará sempre a trabalhar e a fazer um ruído mínimo de 9dBA.

IMG_2520

.

Instalação

Apenas testamos os coolers em socket 2011, então em ambos os casos a instalação mostrou-se bastante simples e prática, sendo que no Freezer i32 apenas foi necessário aparafusar dois suportes na base do cooler e de seguida aperta-lo diretamente à motherboard, já no Hyper 212X apenas foi necessário inserir quatro roscas na motherboard e apertar o respetivo cooler.

De referir que o Hyper 212X tem suporte para os processadores AMD, já no Freezer i32 isso não se verificou, sendo necessário adquirir o modelo Freezer A32. A Cooler Master também já dispõe de backplate para o socket AM4 da AMD.

Manual de instalação Hyper 212X: DOWNLOAD

Capturar

Manual de instalação Freezer i32: DOWNLOAD

Capturar1

.

Testes

Os testes que efetuamos com ambos os cooler foram: Aida64 durante 10 minutos, Extreme Tuning Utility também durante 10 minutos  e o Cinebench com uma temperatura ambiente de 20ºC e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

– Intel i7 5820k 4.0GHz
– SuperFlower Leadex 750W Gold
– Asrock Fatal1ty X99M Killer
– G.SKILL Trident Z 16GB 3000MHz
– MasterCase Pro 3

A comparação será entre ambos os modelos, contudo também serão incluídos na tabela o Noctua NH-D15S e o Raijintek Triton 140mm.

XTU

cmvsartic

Após executar os testes pode-se verificar que ambos os modelos foram capazes de arrefecer o i7 5820k a 4GHz, existindo apenas uma diferença mínima de 1/2ºC entre o Hyper 212X e o Frezeer i32, muito provavelmente por o Hyper 212X ter uma base ligeiramente maior e assim um maior poder de condução de calor.

Falando de ruído o Hyper 212X é claramente mais ruidoso que o Frezeer i32, necessitando de maiores rotações na ventoinha para um melhor desempenho.

No geral ambos os coolers são excelentes, tendo em conta que apenas apresentam um custo de 35.99€ e são capazes de arrefecer um processador como o i7 5820K.

.

Notas Finais

A B C +
1 Freezer i32Hyper 212X
2 Design7.58.5
3 Qualidade de construção8.58
4Acessórios/Características98.5
5Performance/Ruído98
6Custo/Benefício8.58.5
7Compatibilidade89
8Nota Final8.48.4
+

 

Conclusão

Fazendo um breve resumo à comparação entre estes dois modelos, pode-se chegar a uma conclusão… Ambos os coolers são excelentes compras e apresentam uma relação preço/qualidade muito boa, sendo mesmo capazes de arrefecer processadores mais quentes como é o caso do i7 5820k que utilizamos na review.

Para quem pretender um nível de ruído o mais baixo possível, o Freezer i32 é claramente a escolha ideal, pois consegue trabalhar em semi passivo. Já para aqueles que pretendam adquirir um cooler que funcione em várias plataformas (Intel e AMD), o Hyper 212X é claramente a escolha ideal, sendo que também oferece uma maior base de dissipação e consequentemente melhores resultados em processadores como o i7 5820K.

Contudo isto, a minha escolha seria o Freezer i32, por ser um cooler super silencioso, mais baixo que o Hyper 212X e oferecer otimos resultados de dissipação de calor. Estando mesmo taco a taco com o Hyper 212X que além de ter uma base maior que o Freezer i32, necessita de maiores rotações na ventoinha e com isso um nível de ruído superior.

Ambas as marcas estão de parabéns pelo otimo trabalho no desenvolvimento destes coolers, que além de baratos conseguem oferecer um excelente desempenho na altura de arrefecer os processadores mais quentes do mercado.

CLICA PARA COMENTAR!

Comentários