NVIDIA impõe limite na venda das suas placas gráficas

Criptomoeda ou moeda virtual, é um termo muito utilizado nos dias que correm e que certamente já ouviste falar. Trata-se de um negócio rentável, onde o investimento inicial é alto mas que o retorno tem tudo para ser rápido e “fácil. Este negócio tem atingido com grande impacto o mercado das placas gráficas, componente utilizado para a mineração da moeda virtual, e com isso a AMD e NVIDIA têm atingido recordes de vendas, algo muito positivo para as empresas, porém as mesmas não estão a conseguir fabricar as quantidades necessárias para a procura em questão e é aqui que entra o problema disto tudo.

O lado negro desta procura é que quem procura uma placa gráfica para o seu computador de casa, ou não a consegue obter, devido à grande procura e escassez de stock ou tem de pagar um valor bem a cima do real da placa em questão, e é este o problema que tanta discussão tem causado.

Em Junho do ano passado, foram anunciadas as primeiras placas gráficas destinadas para a mineração da Criptomoeda, algo que parecia ser a solução para este problema, vender as placas destinadas à mineração em vez das placas gráficas destinadas para o mercado gaming, porém foi um tiro ao lado e a procura continuou alta, não havendo qualquer queda na procura das placas gráfica.

A Página TechSpot fez um tabela onde se pode verificar o aumento de preço nas principais placas gráficas que estão a ser utilizadas no mercado de mineração. Estes impactos serão notados em todo mundo, não fugindo à regra, pois vêm todas do mesmo lado e todos nós sofreremos com este aumento. Outro caso “negro” desta procura, segundo a Hexus.net, a loja Newegg, cediada nos EUA, vende mesmo as placas GTX 1080 em packs de 6.

O site alemão ComputerBase.de recebeu uma declaração da Nvidia, sobre o aumento de preço e o estado do mercado. Declaração citada abaixo.

For Nvidia, gamers come first. All activities related to our GeForce product line are targeted at our main audience. To ensure that GeForce gamers continue to have good GeForce graphics card availability in the current situation, we recommend that our trading partners make the appropriate arrangements to meet gamers’ needs as usual.

Segundo se fala, a Nvidia está a pedir que as principais lojas limitem o número de vendas das suas placas gráficas, sendo que a ideia passa por dar preoridade aos “gamers” em vez dos “mineiros”. Veremos se esta “politica” terá algum impacto no mercado.

E tu que tens a dizer sobre o estado do mercado? Será que em breve teremos uma nova solução para a mineração de Criptomoedas e com isso a procura de placas gráficas caia ou então terão de ser as marcas a impor algumas regras? Ou será que se vai manter tudo na mesma até a moeda cair? 

Vídeo a Introduzir a Criptomoeda

Comentários