Review – Brainwavz B100

logo (1)

 

Introdução

 

 

Desta vez temos mais um produto de audio para review, neste caso da Brainwavz, uma marca relativamente pouco conhecida cá no mercado nacional Português.

A marca cedeu um dos seus earphones, os B100 que são publicitados como sendo earphones neutros capazes de reproduzirem vozes claramente e terem uns baixos controlados.

Será mesmo assim?
Vamos ver.

Embalagem e conteúdo

 

 

IMG_3205

Nesta aspecto a Brainwavz surpreendeu-nos pela positiva, ao abrir a caixa de cartão perfeitamente normal e simplista com apenas o nome da marca e o modelo dos earphones, temos uma caixinha para transportar não só os earphones como também todas as ear tips que vêm com este modelo.

IMG_3258

Vêm também com uma pequena brochura com várias instruções sobre como trocar as ear tips, como os colocar no ouvido e umas indicações de segurança, e um clip para prender o cabo à roupa.

IMG_3260

Para além disto vêm com 6 pares de ear tips, 5 destes pares são de silicone como já estamos habituados a ver, e de variados tamanhos para que qualquer pessoa consigo usar este earphones confortavelmente.

Vêm também com um par de eartips de espuma. Mais um pormenor bastante interessante e um que se costuma ver em produtos mais caros.

IMG_3264

Especificações

 

 

Drivers : Single Balanced Armature
Rated Impedance : 50 Ω
Frequency Range : 15 Hz ~ 22 kHz
Sensitivity : 110 dB at 1 mW
Cable : 1.3 m Y-Cord, Over the ear, OFC Copper
Plug : 3.5 mm, Gold plated

Design

 

 

Os B100 em si têm um design simplista apesar de serem over-ear:

IMG_3269

 

Conforto e Qualidade de Construção

 

 

Estes são sem dúvida os earphones mais confortáveis que já usei, principalmente pelo facto de serem extremamente leves e por causa das ear tips de espuma, que ao adaptarem-se à forma interna do ouvido criam um fitting muito agradável.

Mas a leveza que falei vem com um custo, os earphones são todos eles feitos em plástico, o que lhes confere uma sensação, não de serem fracos, mas de serem um produto pouco premium, o que tendo em conta o preço deles, deixa um pouco a desejar.

O cabo, é outro ponto negativo, todo ele revestido em plástico, faz lembrar aqueles earphones de 1€ genéricos. Um cabo com sleeve seria uma adição quase obrigatória.

Qualidade de Som

 

 

Aqui as coisas complicam-se um pouco.

Estes earphones não são para qualquer um.
Se és uma pessoa que gosta de música Electrónica, Rock, Rap/Hip-Hop então provavelmente irás querer procurar outra coisa.

No entanto os B100 conseguem fazer algo bastante difícil, transmitir muito detalhe nas frequências altas sem serem sibilantes.
As vozes também são muito agradáveis de ouvir, sendo bastante suaves especialmente as femininas, mas sem perderem detalhe.

Outro aspecto em que os B100 se saem bastante bem é na renderização de instrumentos de cordas, especialmente em gravações ao vivo.

O concerto ao vivo de Andrea Bocelli em Porto Fino é um prazer de ouvir!

Mas estes earphones não são perfeitos, e o aspecto mais fraco do som destes são definitivamente os baixos.
Na minha opinião controlados não é a palavra certa para descrever os baixos, chegaria mesmo ao ponto de dizer que nesta categoria os B100 são um pouco anémicos.

Ao ouvir o concerto que referi acima, torna-se difícil por vezes sequer conseguir ouvir o baixo acústico.

É possível fazer um ajuste no equalizador para tentar colmatar este défice de baixos, mas não é a mesma coisa que uns earphones virem de fábrica com tal ajuste.

Por esta razão, os B100 tornam-se um bocado restritivos naquilo que escolhemos quando carregamos no “Play”.

Quanto ao palco, é o que seria de esperar de um par de in-ears, é razoável, podendo melhorar ligeiramente se trocarmos as ear tips de silicone pelas de espuma.

Vale o investimento ?

 

 

Quem gostar de música clássica e de música acústica ao vivo ficará certamente satisfeito no entanto para outros géneros, os B100 têm muita dificuldade em competir, mesmo com produtos mais baratos.  Este produto pode ser adquirido na loja da BRAINWAVZ por 53€.

 

Aspectos Positivos

  • Conforto
  • Médios e Agudos muito bem conseguidos
  • Muitas ear tips para todos os tamanhos incluindo um par de espuma.

Aspectos Menos Positivos

  • Qualidade de construção, tanto do corpo dos B100 como do cabo.
  • Anémicos nas frequências baixas.

Comentários

Avaliação:
Design
7
Qualidade Construção
5
Acessórios
9
Qualidade Som
7.5
Custo/Benefício
7.5
COMPARTILHE
Morais
O Ricardo é natural do Porto e sempre teve um interesse pela tecnologia, começando muito cedo com comboios eléctricos. A seguir vieram as consolas, PS1 e 2 mas rapidamente o gosto pelos PC's começou a aparecer e desde então que esse é o principal hobbie. Acompanha o projecto do JotaReviews desde o início contribuindo mais especificamente para a categoria de Som.