Review: Cooler Master MasterCase Pro 3

Introdução

A Cooler Master dispensa apresentações, sendo uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo e já há vários anos que oferece várias soluções de refrigeração, caixas, fontes de alimentação e periféricos.

A linha Maker está a ser uma forte aposta da marca e veio para ficar, sendo séria aposta por parte da CoolerMaster em todos os segmentos em que a marca atua.

A caixa, tratando-se do componente que mais à vista fica, o gosto pessoal vai interferir muito na sua escolha, pois gostos não se discutem, mas quando falamos de funcionalidades já se pode dizer que é um assunto que gera muita discussão e a MasterCase Pro 3 sendo uma caixa modular será certamente uma opção a ter em conta.

A MasterCase Pro 3 trata-se de uma caixa modular com suporte a sistemas Micro ATX e Mini ITX, será a escolha ideal ?

Desde já o nosso agradecimento à Cooler Master Portugal por nos terem disponibilizado este exemplar para análise.

.

Embalagem

A embalagem da MasterCase Pro 3 é feita de cartão resistente e apresenta o mesmo design dos restantes produtos da linha Maker que já aqui analisamos.

Na frente estão presentes duas imagens ilustrativas da caixa, respetiva designação “Mastercase Pro 3” e ainda a frase que diferencia estes novos modelos da Cooler Master “With FreeForm Modular System Customize. Ajust. Upgrade“, traduzindo à letra quer dizer que a caixa é modular e que irá suportar todo o tipo de upgrade futuro.

Passando para as laterais da caixa, apresenta de novo uma imagem ilustrativa da caixa e do lado oposto todas as especificações da mesma. A lateral da nossa embalagem ficou danificada durante o transporte, sem que o conteúdo fosse afectado, pelo que a embalagem cumpriu bem o seu propósito.

Na parte da trás da caixa vemos uma breve explicação do conceito desta MasterCase Pro 3 e porque deve ser uma opção a ter em conta.

.

Conteúdo

Dentro da embalagem vem a devida MasterCase Pro 3 envolvido num material protetor como podem ver nas fotos.

Além da caixa encontra-se também um pequeno saco onde vêm incluídos todos os parafusos necessários para a montagem, abraçadeiras para uma melhor arrumação dos cabos, dois adaptadores Molex para 3 Pinos (para ligar ventoinhas) e ainda o livro de instruções.

.

Especificações

A B +
1 Preço110€
2 Material de ConstruçãoSECC Plástico
3 Peso9.1 kg
4Dimensões467 x 235 x 505 mm
5Motherboards CompatíveismicroATX, mini-ITX
6Slots de Expansão5
7Baías2 x 3.5" HDD 2+2 2.5"
8Portas I/O2 X USB 3.0, Audio In & Out (suporta HD Audio)
9Ventoinhas pré-instaladasFrontal: 1 x 140mm Traseira: 1 x 140mm
10Pontos de montagens ventoinhasFrontal: Suporta 2 x ventoinhas 120/140mm Superior: Suporta 2 x ventoinhas 120/140mm Traseira: Suporta 1 x ventoinha 120/140mm
11Suporte Water CoolingFrontal: Suporta radiador 120mm, 140mm, 240mm, 280mm Superior: Suporta radiador 120mm, 140mm, 240mm Traseira; Suporta radiador 120mm, 140mm
12Altura máx. Cooler CPUAté 190mm
13Comprimento máx. GPUAté 258mm (com cage HDD 3.5") / Até 370mm (sem cage HDD 3.5")
14Filtros de poeiraFrontal/Superior/Base
+

.

Em Detalhe

À primeira vista a MasterCase Pro 3 não se parece com uma caixa Mid Tower, pois apresenta dimensões consideráveis para um sistema que por norma é compacto, contudo trata-se de uma caixa bastante robusta, design limpo e modular, modular será a palavra chave nesta review e nesta caixa da Cooler Master.

A MasterCase Pro 3 pesa 9Kg e tem as seguintes dimensões: 467 x 235 x 505 mm, como referi anteriormente para um sistema micro ATX ou Mini ITX, as dimensões poderão ser o primeiro entrave na aquisição desta caixa, mas temos de analisar as coisas e a caixa suporta dois radiadores de 280mm e coolers até 190mm de altura, incompatibilidades não serão um problema nesta caixa.

IMG_1287

A zona frontal da caixa é toda em rede metálica para uma melhor circulação de ar, apresentando apenas o logo da Cooler Master. Esta rede é facilmente removível e é composta por um filtro anti poeiras.

Após remover a rede metálica encontra-se uma ventoinha pré instalada de 140mm, sendo que é possível instalar um segunda ou então um radiador de 240/280mm.

As laterais da caixa são feitas em metal e de boa qualidade, sendo que um dos painéis inclui um painel lateral de acrílico para que se possa ver o interior da caixa.

O painel de acrílico inclui ainda uma cobertura de acrílico mais escuro para que se possa esconder a zona da fonte de alimentação, esta cobertura é de fácil remoção caso pretendam ver a fonte de alimentação através do exterior da caixa.

Olhando para a zona traseira da caixa encontra-se uma “baía” para a fonte de alimentação que fará com que a montagem da mesma seja facilitada, permitindo montar a mesma fora da caixa, acima da fonte estão os 5 slots de expansão e logo de seguida uma ventoinha de 140mm já pré instalada, sendo que suporta também ventoinha de 120mm e pode-se ajudar a posição da mesma.

O topo da caixa é feito de plástico sólido e a mesma rede que se encontrava na zona frontal da mesma, o ponto forte é que o topo da caixa é facilmente removível, sem necessidade de remover qualquer parafuso, basta um pequeno arrastar para trás que o topo da caixa sai, removendo o topo da mesma temos acesso facilidade à zona das ventoinhas ou radiador, mais uma vez a montagem do radiador/ventoinhas pode ser pré feita fora da caixa e depois instalada dentro da mesma através do topo.

No painel frontal da caixa encontra-se duas portas USB 3.0, botão Power/Reset, led indicador e ainda a entrada para jack de som.

Na parte de baixo da caixa apenas se encontra o filtro anti poeira para a fonte de alimentação e dois pés de metal para suportar o peso da caixa.

.

Zona interior

O interior da caixa além de bastante espaçoso e super personalizável, como por exemplo as baías dos discos poderem estar na zona inferior da caixa (onde já vem pré instalado) ou então na zona frontal da caixa. É possível instalar nesta MasterCase Pro 3 até 2 discos 3.5, contudo se dois discos rígidos não forem suficientes é possível adquirir segundas baías para a instalação de mais discos, tendo um custo médio de 15€ cada baía de discos.

Além de dois discos 3.5 também é possível instalar dois discos 2.5 na zona da PSU Cover ou então um disco 2.5 escondido atrás da motherboard. Este acessório também é possível adquirir, ficando assim com suporte até 3 discos 2.5 polegadas.

Como falei anteriormente é possível instalar até dois radiadores de 280mm, um na zona frontal da caixa e um no topo da caixa e por vezes a instalação dos radiadores destas dimensões são uma dor de cabeça, mas sendo a MasterCase Pro 3 uma caixa modular a instalação dos mesmos é uma tarefa simples, pois como podem ver nas imagens o suporte dos radiadores é facilmente removível e podem ser pré instalados fora da mesma.

Pessoalmente olho para isto com muitos bons olhos, por vezes torna-se uma tarefa extremamente morosa fazer a instalação de radiadores em determinadas caixas.

O PSU Cover é feito em metal e igualmente de fácil remoção, inclui dois suportes para discos 2.5 polegadas e ainda tem uma superfície para a passagem facilitada dos cabos para a placa gráfica ou então dos tubos de custom watercooling.

A principal função é como o nome indica, esconder a fonte de alimentação e assim facilitar a arrumação dos respetivos cabos, mais um ponto a favor desta caixa e que nos agradou bastante.

A MasterCase Pro 3 suporte fonte de alimentação de grande porte, pois foi instalada uma fonte com 200mm de comprimento e ainda sobrou espaço.

A fonte será suportada por umas borrachas que irão evitar vibrações da mesma e ainda um filtro anti poeiras, como já indiquei a instalação será facilitada graças à “baía” que permite aparafusar a mesma fora da caixa.

A caixa suporta motherboards micro ATX e mini ITX, sendo que com a board montada ainda sobra bastante espaço entre o fim da mesma e a PSU Cover, mais uma vez mostrando-nos o quão grande é esta “Mid Tower”.

De forma a que os cabos fiquem devidamente escondidos, a caixa inclui umas borrachas que além de os esconder mantém-nos no seu devido sítio.

IMG_1338

A parte de trás da caixa é igualmente espaçosa e “oferece-nos” uns 2,5cm de espaçamento para a arrumação de cabos, fitas de velcro e ainda o suporte a um disco 2.5.

A arrumação de cabos mostrou-se muito simples e ao alcance de qualquer um, oferecendo bastante espaço para os cabos e várias zonas para os poder prender coma ajuda das fitas de velcro.

.

Montagem

Como já referi várias vezes ao longo desta review, graças à personalização da caixa, a montagem dos componentes torna-se tarefa fácil, o vasto espaço também se torna uma excelente ajuda na montagem dos componentes, não faltando espaço e zonas para os mesmos.

O cooler que aqui instalamos foi um Noctua NH-D15S, de grande porte e que não caberia em qualquer caixa, mas como se pode ver aqui até parece se tratar de um cooler “pequeno”.

Os slots de expansão também são uma mais valia nesta caixa, deixando o espaço completamente livre a montagem da gráfica é bastante simples e não irão ter qualquer tipo de problema com as conexões de imagem.

Os discos 3.5 são facilmente instalados, bastando inseridos nas “gavetas” plásticos, sem necessidade de qualquer parafuso, já os de 2.5 são instalados sobre a PSU Cover ou na parte de trás da caixa, necessitando assim de 4 pequenos parafusos que vêm incluídos na caixa.

Tal como já referi o espaço para a arrumação de cabos é imenso e foram precisos uns minutos para os mesmos estarem devidamente arrumados.

.

Conclusão

No geral a MasterCase Pro 3 é a Mid Tower ideal para qualquer utilizador, sendo uma caixa modular e que não irá ser um entrave em futuros upgrades, uma vez que é passível de receber mais baías de discos, trocar os filtros ou até a janela lateral por uma em vidro temperado são dos pontos que mais se pode destacar nesta caixa, a facilidade na montagem de radiadores/ventoinhas é outro ponto a destacar, mesma coisa dos suportes para um fácil transporte e os acabamentos de alta qualidade.

Mas olhando para o preço da mesma não se poderia esperar outra coisa, tratando-se de uma caixa que tem um valor de mercado em torno dos 110€, a qualidade de construção é algo que já se exige numa caixa destes valores.

As grandes dimensões da caixa podem ser um entrave na compra da mesma, mas por outro lado oferecem um vasto número de possibilidades, desde a instalação de radiadores, CPU Coolers de grandes dimensões e vários discos rígidos na frente da caixa.

No geral ficámos bastante surpreendidos com a caixa, único ponto que temos apontar é a fraca qualidade das ventoinhas e as suas dimensões consideráveis (como já referi várias vezes).

1

.

Aspetos Positivos

Caixa modular;
Qualidade de construção;
Painel em acrílico;
Suporte a radiadores e coolers de altas dimensões;
Fácil manuseamento.

Aspetos menos Positivos

Preço;
Ventoinhas de baixa qualidade;
Dimensões consideráveis para uma caixa Mid Tower.

CLICA PARA COMENTAR!

Avaliação:
Design
9
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
9.5
Custo/Benefício
8
Compatibilidade
10
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.