Review: Cooler Master MasterKeys Lite L

Clica para discutir no Forum JotaReviews

CAPA

Introdução

A Cooler Master dispensa apresentações, sendo uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo e que já há vários anos que oferece várias soluções de refrigeração, caixas e fontes de alimentação, mas não é só pelos componentes que ela é conhecida, oferecendo também periféricos de excelente qualidade.

Neste artigo faremos análise ao mais recente conjunto de teclado e rato lançado pela marca e que promete uma excelente relação preço/qualidade.

O MasterKeys Lite L trata-se de um conjunto de teclado e rato com um preço em torno dos €59 e que será a escolha ideal para qualquer “gamer”, oferecendo iluminação LED RGB com vários efeitos.
Onde este modelo se destaca é na utilização dos Mem-Chanical Switch que visam garantir um maior ciclo de vida e o feeling de um teclado mecânico.
Quando falamos do rato a grande surpresa está na utilização de Switch OMRON e o seu sensor óptico AVAGO 3050.

Desde já o nosso agradecimento à Cooler Master Portugal e à loja PCDiga por nos terem disponibilizado este exemplar para análise.

cooler-master-logo

14593477_1414651531882402_1426265070_n

.

Embalagem

A embalagem deste produto é feita de cartão bem resistente, com as típicas cores dos produtos da linha “Master”, tendo toda a informação necessária sobre o produto, desde imagens ilustrativas as especificações do mesmo.

Na sua zona frontal apresenta uma imagem ilustrativa onde se pode ver o teclado com a iluminação RGB e o rato. Indica ainda algumas das características mais interessantes do produto, tais como: Iluminação RGB, Mem-Chanical Switches exclusivas, compatibilidade com Cherry KeyCap e o mais importante, layout em Português.

Passando para a zona traseira da embalagem, são enunciadas algumas das características deste conjunto em várias línguas, sendo que o Português não está presente e pode-se ainda ver uma imagem do teclado.

Nas suas laterais apenas temos a designação do combo, neste caso o MasterKeys Lite L.

Abrindo a embalagem deparamo-nos imediatamente com o teclado e o rato, estando o teclado envolvido em plástico e o rato cercado por espuma de forma a protegê-lo de impactos.
Encontra-se ainda o livro de instruções dentro da embalagem.

.

.
Em Detalhe – Teclado

O Cooler MasterKeys Lite L, trata-se de um teclado 100% ANSI 104-Key com um estilo muito simples, como a Cooler Master sempre nos habituou com os seus famosos teclados mecânicos.
Este modelo é compatível com as KeyCaps da Cherry, podendo-se personalizar facilmente o teclado ao vosso gosto ou até substituir as Keycaps de origem por umas com mais qualidade, por exemplo feitas em PBT.
O cabo do teclado é o esperado num produto deste valor, não sendo removível e sem qualquer tipo de proteção (sleeving). O cabo tem um comprimento de 1.8 metros.

Quando falamos de um teclado mecânico vem logo à cabeça o peso que os mesmos apresentam e este não sendo um teclado mecânico, se há coisa que não lhe falta é peso, tendo um peso total de 967g.

O Layout do teclado como já foi referido é 100% ANSI e conta com 104 teclas, isto quer dizer que não temos teclas macro nem teclas dedicadas, para isto temos de utilizar a tecla FN que está localizada ao lado da tecla “Windows”. A tecla FN fornece várias funções, tais como:
– Controlo de iluminação (Cores, efeitos e velocidade);
– Controlos para o Windows;
– Controlos de multimédia (Play, Pause, Volume).

IMG_20161017_162039

Iluminação RGB é um dos aspetos que mais vai atrair os consumidores, mas não esperem uma iluminação “individual” por cada tecla, pois trata-se de uma iluminação que é distribuída por vários LEDs numa placa transparente refletora, isto quer dizer que se algum dos LEDs deixar de funcionar perdem a iluminação nessa zona, ao contrário dos teclados de valores superior que apenas deixa de iluminar a tecla em questão.

cmgif

Todas as teclas do teclado são removíveis, tanto o podem fazer para limparem o teclado como para o personalizar ao vosso gosto, retirar as Keycaps é relativamente simples e não precisam de exercer grande força.

Como já foi referido o Cooler MasterKeys Lite L tem iluminação RGB, isto quer dizer que se ilumina com várias cores, tanto podem utilizar o equipamento com uma só cor ( Vermelho, verde, azul, amarelo, branco, etc ), como podem usar no modo WAVE que vai variando de cores por si todo.
Ainda dispõe do modo “Breathing” onde a iluminação vai piscando e do modo “Scan”, onde a iluminação percorre o teclado de uma ponta à outra do mesmo.

Podem ver os vários exemplos nas imagens a baixo:

Atalhos para o controlo dos LEDs:

Tecla FN+F1 = Ciclo de cor (vermelho, laranja, rosa, verde, Azul, amarelo);
Tecla FN+F2 = Adicionar luz vermelha (5 niveis);
Tecla FN+F3 = Adicionar luz verde (5 niveis);
Tecla FN+F4 = Adicionar luz azul (5 niveis);
Tecla FN+F5 = Modos de Luz (solid, breathing, kaleidoscope, reactive, color shift, ripple, RGB wave, zoned);
Tecla FN+F6 = Direção do ciclo de Luz;
Tecla FN+F7 = Velocidade do ciclo de Luz.

.

Especificações teclado:

A B +
1 Switch Exclusivo Cooler Master Mem-chanical
2 Interface USB
3 Layout PT-PT ISO
4Luz LEDRGB
5Taxa de RepetiçãoNormal 1x / Turbo 8x
6Comprimento do Cabo1.8 metros
7Dimensões439 x 129 x 41mm
8Peso967 g
+

.

No geral o teclado é o produto chave deste conjunto, sendo um produto bastante robusto, com um design muito sóbrio e a sua iluminação RGB torna-o num belíssimo produto.
A qualidade de construção do mesmo não deixa em nada a desejar.
A personalização RGB é muito agradável e não irá deixar ninguém insatisfeito, pois podem escolher a cor que mais se enquadra com os vossos gostos e com o restante sistema da vossa secretária.
Para aqueles que não quiserem ou não poderem investir num verdadeiro teclado mecânico, este modelo será a escolha ideal para as vossas sessões de gaming ou trabalho.

.

Em Detalhe – Rato

O rato tal como o teclado tem um design muito minimalista, iluminação RGB e ainda controlo de DPI.
A zona superior do rato apresenta um revestimento para uma utilização mais confortável e para uma maior durabilidade, já se olharmos para as suas laterais não apresenta qualquer revestimento ou borrachas anti-derrapantes.

O rato é composto por seis botões, sendo eles: botão esquerdo e direito, scroll, mudar DPI e ainda dois botões situados na zona do polegar.
A iluminação do rato sendo RGB dispõe de várias cores, como: vermelho, azul, roxo, amarelo, verde, laranja e branco. Os utilizadores podem utilizar uma só cor ou ir alternando entre elas. A iluminação encontra-se na extremidade traseira do rato e no scroll do mesmo.

Combinações de teclas:

– Botão DPI + Botão Direito = Ligar ou desligar iluminação;
– Botão DPI + Scroll = Efeito da iluminação, estática ou ciclo;
– DPI + Botão da zona do polegar ( voltar ) = Velocidade da iluminação com o modo ciclo ou alterar a cor do led no modo estático.

O sensor deste rato é óptico e trata-se do AVAGO 3050, sensor esse que também se encontrava no Cooler Master Xornet e vai desde os 500DPI até aos 3500DPI. Os switchs utilizados são os Omron D2FC-F-7 10M.
Na zona inferior do rato além do respetivo sensor também se encontra três skates.

IMG_20161017_162819

.

Especificações rato:

A B +
1 Sensor Óptico AVAGO 3050
2 Switch Omron 10M
3 Interface USB
4DPI3500 DPI (Ajustável)
5Luz LEDRGB
6Luz LED1.8 metros
7Dimensões114 x 64 x 39mm
8Peso91 g
+

.

Tendo em conta que o preço deste conjunto é de 59€ apenas posso dizer que estou surpreendido com a performance que o mesmo oferece. No geral o rato oferece uma optima precisão e estabilidade graças ao sensor óptimo AVAGO 3050 e aos Switchs Omron garante um óptimo feeling no clique.
A sua iluminação LED é muito discreta e não gostando da mesma basta clicar no botão de DPI mais Botão direito do rato para que a mesma se desligue, perfeito.
A nível de DPI não temos qualquer personalização, pois a Cooler Master não oferece sofware para o mesmo, então basta um clique no botão dos DPI para que se altere entre os vários perfis que são apresentados com diferentes cores: 500 DPI (Vermelho) 1000 DPI (Azul) 2000 DPI (Roxo) e 3500 DPI (Branco).
Sendo que estamos a falar de um rato o mais importante é o seu GRIP, logo aconselho que experimentem antes de comprar, mas se a vossa preferência for por Claw Grip este rato parece-me o mais indicado.

IMG_20161017_163000

Mais informações sobre o produto: https://goo.gl/dyusML

.

Aspetos Positivos

Optima relação Preço/Qualidade;
Qualidade de construção;
Iluminação RGB;
Layout PT;
Design.

Aspetos menos Positivos

Não incluir linguagem PT na embalagem.

.

.

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Comentários

Avaliação:
Design
9.5
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
9.5
Performance
10
Custo/Benefício
10
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.