Review: Cooler Master MasterKeys Pro M White PT

Introdução

A Cooler Master dispensa apresentações, sendo uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo e já há vários anos que oferece várias soluções de refrigeração, caixas e fontes de alimentação, mas não é só pelos componentes que ela é conhecida, oferecendo também periféricos de excelente qualidade.

Quando falamos em teclados mecânicos uma das marcas que está sempre em cima da mesa é a Cooler Master e isto não é ao acaso, a Cooler Master ao longo dos anos que vem oferecendo excelentes teclados mecânicos e que merecem o reconhecimento de muitas páginas de entusiastas deste tipo de produtos e o CM QuickFire Rapid foi dos teclados que mais se destacou da Cooler Master e que mais renome deu à marca, será que esta nova linha de teclados estará à altura ?

O Cooler Master MasterKeys Pro M White PT trata-se de um teclado mecânico com Switch Cherry MX Brown e que apresenta uma iluminação brilhante e personalizável.

Desde já o nosso agradecimento à Cooler Master Portugal por nos terem disponibilizado este exemplar para análise.

Embalagem

A embalagem deste produto é feita de cartão bem resistente, com as típicas cores dos produtos da linha “Master”, tendo toda a informação necessária sobre o produto, desde imagens ilustrativas as especificações do mesmo.

Na sua zona frontal apresenta uma imagem ilustrativa onde se pode ver o teclado com a iluminação brilhante que o caracteriza. Indica ainda algumas das características mais interessantes do produto, tais como: Iluminação inteligente, Cherry MX Switches, Cherry MX Brown e o mais importante layout em Português.

Passando para a zona traseira da embalagem, são enunciadas algumas das características deste conjunto em várias línguas, sendo que o Português não está presente e pode-se ainda ver uma imagem ilustrativa do teclado “desmontado”.

Nas suas laterais apenas temos a designação do combo “Masterkeys Pro M” e a compatibilidade com o Windows 10.

Abrindo a embalagem deparamo-nos imediatamente com o teclado dentro de um “saco”, sendo que o cabo micro USB de 1.5 metros e o keycap puller estão numa outra “partição” da embalagem.
Dentro da caixa encontra-se ainda o famoso manual de utilizador.

.

Em Detalhe

O MasterKeys Pro M trata-se de um teclado mecânico que utiliza os famosos Switches Cherry MX Brown.

O teclado é de formato TKL, isto quer dizer que é um teclado mais compacto mas que oferece todas as funcionalidades de um teclado 100% ANSI 104-Key.

Nos dias de hoje quando se fala na escolha de um teclado a iluminação está sempre em cima da mesa e este MasterKeys Pro M oferece iluminação LED branca, toda a iluminação é personalizavel, desde a combinação das teclas ao nível de intensidade desejada.

A qualidade do mesmo não deixa a desejar, mostrando ser um teclado bastante robusto e com um design limpo que se irá destacar em cima de qualquer secretária.

A conecção é feita por um cabo Micro USB todo ele sleevado e com cerca de 1,5m de comprimento.

Graças a quatro teclas de perfil, ao processador Cortex ARM de 32 bits e à memória onboard que equipam este teclado é possível uma rápida configuração de macros, perfis de iluminação e controlos de multimédia.
Outra caracteristica desde teclado é o sistema On-the-fly, basta um simples clique na tecla FN para que fique a saber qual é o perfil que está a utilizar e a taxa de repetiçao que tem selecionado no momento.

Estão disponíveis alguns modos de iluminação, tais como: Breathing, Wave, Ripple, Rain e Activlite On Touch. Para fazer a troca de perfil basta um clique na tecla FN + F4.

Atalhos para o controlo dos LEDs:

Tecla FN+F1 = Ligar e desligar os LEDs;
Tecla FN+F2 = Diminuir a intensidade de iluminação;
Tecla FN+F3 = Aumentar a intensidade de iluminação;
Tecla FN+F4 = Alterar o modo de iluminação;
Tecla FN+F5,F6, F7 e F8 = Velocidade do Repeat Rate.

.

Especificações

A B +
1 Modelo MasterKeys Pro M
2 Layout PT-PT ISO
3 Switches CHERRY MX Brown
4MCU32bit ARM Cortex M0
5Memória integrada512KB
6Cores LEDBranco
7Polling Rate1000 Hz/1ms
8Taxa de Repetição1x / 2x / 4x / 8x
9Bloqueio de Tecla WindowsSim
10InterfaceUSB 2.0
11Cabo USB1.5 m destacável microUSB
12Dimensões38.01 x 14.38 x 4.24 cm
13Peso1025 g
14Preço130€
+

.

Software

A Cooler Master disponibiliza o Software “Cooler Master Portal” que em alguns modelos dá para configurar toda a iluminação do teclado, mas neste caso apenas permitir saber o Firmware que temos no teclado e atualizar o mesmo.

Toda a personalização do teclado é feita via tecla FN + F1 até ao F12.

A Cooler Master dispõe ainda de uma grande comunidade que oferece vários perfis já predefinidos para instalar no teclado, sabe mais AQUI.

.

Conclusão

Após termos utilizado este teclado durante uma semana foi possível concluir que os Switches MX Brown são uma optima escolha tanto para quem escreve, que é o nosso caso, como para quem passa horas a fio a jogar, garantido um otimo feeling no clique aliado ao silencio.

A sua iluminação LED Brilhante é uma mais valia para quem passa muito tempo no PC as escuras, graças à iluminação brilhante é possível o ajuste da intensidade de luz que garante que não exista cansaço nos olhos devido à luz forte ou à falta de luz.

O cabo é de extrema qualidade e devido a ser removível é menos uma preocupação, o cabo tendo algum defeito não é preciso a troca de teclado, basta comprar um novo cabo e substituir.

Os fatores que mais se destacaram na minha opinião foi o Layout PT-PT e o formato TKL que garante um maior conforto na sua utilização, permitindo ter os braços mais juntos.

No geral estou bastante satisfeito com o produto, apenas acho que o preço poderia ser mais baixo, 100€ seria o seu limite.

Mais informações sobre o produto: https://goo.gl/jVBSqN

.

Aspetos Positivos

Iluminação Brilhante;
Cabo removível;
Qualidade de construção;
Layout PT-PT;
Formato TKL.

Aspetos menos Positivos

Preço;
Não incluir linguagem PT-PT nas informações da embalagem.

CLICA PARA COMENTAR!
Avaliação:
Design
9.5
Qualidade de Construção
9
Acessórios/Características
9.5
Performance
10
Custo/Benefício
8
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.