Review: Devolo dLan 550 WiFi Starter Kit

capa (Medium)

Introdução

A devolo trata-se de uma empresa fundada em 2002 e que tem o seu “coração” na Europa, contudo vende os seus produtos para todo o Mundo.

Os produtos que a devolo produz são para comunicação de dados, sendo que o seu principal objetivo é simplificar a comunicação e para isso dão uso à tecnologia dLan-PowerLine e são lideres no mercado dos PowerLines desde 2009.

O produto que será analisado é o dLan 550 WiFi Starter Kit, que promete uma navegação através de Wi-Fi em toda a casa de forma mais rápida e potente. O dLan 550 WiFi equipado com range+ Technology permite estabelecer ligações à internet com um alcance notoriamente superior. O dLan 550 WiFi dá uso à rede elétrica da casa como se fosse um cabo RJ45 e, deste modo, leva a internet a todas as divisões da casa.
Alem disto o dLAN 550 WiFi oferece uma porta LAN para que se possa utilizar um outro equipamento como por exemplo uma Smart TV ou um computador desktop.

Desde já o nosso agradecimento à devolo por ter disponibilizado este exemplar para análise.

 

Embalagem

Como se verificou no Devolo WiFi Repeater ac. que também aqui foi analisado, a caixa deste produto é feita de cartão com as cores branco, azul e verde. Na embalagem também se encontra varias informações sobre o produto de forma a que se saiba o que se está a comprar.

Na frente da caixa encontramos o logo da devolo, uma imagem do produto e seu respetivo nome. Além disto ainda se pode ver a seguinte mensagem “The small compact unit that’s even less obtrusive. Even better performance” e ainda o slogan “Wi-Fi anywhere” que significa Wi-Fi em qualquer lugar. Por fim temos a indicação que o produto foi feito na Alemanha e que dispõe de 3 anos de garantia.

Numa das laterais temos uma imagem do produto vista de outro ângulo e as palavras Unpack, Plug it in e Get Started. Já na outra lateral temos a informação das velocidades, número de série do produto e número de artigo.

No topo da caixa encontra-se uma tabela que faz comparação com outros powerlines da devolo e as respetivas compatibilidades.

Na zona inferior da embalagem encontramos uma imagem que nos mostra o produto em detalhe, informando para que serve cada botão, led ou conexão e o conteúdo da mesma.

Por fim na parte de trás da caixa pode-se ver algumas informações do produto em várias línguas e uma imagem ilustrativa de como o mesmo funciona.

Conteúdo

Ao abrir a embalagem de cartão encontra-se outra embalagem de cartão, sendo esta feita de um cartão mais grosso e que garante uma maior proteção no transporte da mesma.

Abrindo a caixa vemos imediatamente o kit PowerLine dentro de sacos plásticos e por baixo dos mesmos encontra-se um cabo RJ45 e os respetivos manuais de utilização.

De referir que o equipamento poderia trazer um outro cabo RJ45 incluído.

Especificações

Este kit é composto por um dLan 550 Duo e dLan 550 WiFi, sendo que permite ligações à Internet mais rápidas e potentes tanto por WiFi como por cabo em qualquer parte da habitação, dando uso à tecnologia range+ Technology, que consiste na utilização da rede elétrica como se trata-se de um cabo comprido RJ45. Desta forma será possível ter um alto sinal de internet em qualquer parte da casa, sem falhas e sem lentidão na mesma.

O PowerLine consegue obter uma taxa de dados até 500Mbps através da ligação RJ45 e uma taxa de dados até 300Mbps por Wi-Fi.

O dLAN® 550 WiFi leva a Internet a todos os cantos da sua casa, através da rede elétrica − sem “oscilações”, sem falhas!
A melhor receção Wi-Fi para smartphones, tablets, etc. – com até 300 Mbps.
Ligação Powerline através da rede elétrica com até 500 Mbps.
A devolo range+ Technology utiliza, pela primeira vez, todos os três condutores da rede elétrica para ainda mais potência e maior alcance.
Com a porta LAN adicional, pode ligar mais um dispositivo com ligação à Internet (p. ex., consola de jogos, Smart TV) através de um cabo de rede, a qualquer momento.
Design compacto para um posicionamento confortável em toda a casa, em qualquer tomada.
A WiFi Move Technology liga automaticamente vários adaptadores numa rede Wi-Fi. Excelente receção Wi-Fi em toda a casa, de forma totalmente automática.
A aplicação intuitiva my devolo ajuda a uma gestão ideal da sua rede doméstica, adaptando-a às suas necessidades (p. ex., segurança para crianças, acesso de convidados, temporização Wi-Fi).
3 anos de garantia.

.

Em Detalhe

Tal como o Repeater ac., este PowerLine da Devolo trata-se de um produto de qualidade, feito de materiais bastante resistentes e sólidos.

O dLAN 550 duo+ na sua frontal apenas dispõe de uma tomada eléctrica, um led indicador e o símbolo da devolo em relevo. Olhando para as suas laterais encontra-se o botão para a codificação e nada mais. Na zona inferior do produto encontra-se duas portas RJ45 e na parte de trás a ficha e um autocolante com indicações do produto e o Security ID.

Já o dLAN 550 WiFi na sua frontal além de apresentar o logo devolo em relevo, dispõe também de dois botões, sendo um deles para encriptar a rede e o outro para ligar e desligar o WiFi. Na parte inferior encontra-se uma entrada RJ45 e na sua traseira uma ficha e a WiFi Key da rede que será criada.

Instalação

Se o WiFi Repeater ac. já era de fácil instalação este PowerLine simplifica ainda mais o processo, sendo que no manual de instalação incluído na embalagem tem toda a informação.

O primeiro passo é introduzir o adaptador dLAN 550 duo+ na tomada e liga-lo ao router através do cabo RJ45 que está incluído na embalagem.

O segundo passo é anotar o código Wi-Fi que se encontra na parte de trás do dLAN 550WiFi e de seguida liga-lo a uma tomada e aguardar que o LED se acenda. Agora prima o botão dLAN Encryption que se encontra na frente do dLAN 550WiFi.

Após 2 minutos é necessário que se prima o botão para a codificação de dados que se encontra numa das laterais do adaptador dLAN 550 duo+, aquele que está ligado ao router. Com este processo a rede está configurada e protegida contra o acesso indesejado de outros utilizadores.

Agora ligue o WiFi do seu portátil ou smartphone e procure pela rede Devolo e digite o código Wi-Fi que anotou anteriormente e a ligação está pronta a ser utilizada.

Após estar tudo devidamente ligado temos duas opções de utilização, configurar a rede clonada ou dar uso à tecnologia WiFi Move e configurar a rede para que a mesma copie os dados do router de forma a existir apenas uma rede na habitação.

Software 

A devolo disponibiliza um software designado por Cockpit, software esse que para além um grande número de indicações do estado, tais como a qualidade da ligação de cada um dos adaptadores dLAN®, o programa de utilização intuitiva disponibiliza também o controlo sobre a codificação e configuração. Por meio de sugestões objetivas, um assistente de software providencia uma otimização da taxa de transferência de dados na rede dLAN®.

Para que se possa fazer uma configuração basta passar por cima do adaptador WiFi e ir até “Página de configuração de dispositivo”, quando a mesma se abrir, teremos acesso ao controlo total da rede.

Testes

Os testes que efectuamos a este produto foi a velocidade da Internet e a estabilidade do sinal em uso constante, tanto testamos o equipamento com um portátil, smartphone como com um computador desktop, sendo que os resultados foram os seguintes:

De frisar que estes resultados podem variar de infraestrutura para infraestrutura como de equipamento para equipamento, sendo que o router utilizado é de baixa qualidade e os resultados mostraram-se um pouco inconstantes mas sempre com ganhos notórios, tanto por WiFi como por cabo.

Pontos Positivos: 

Software Cockpit: é muito intuitivo e permite uma fácil utilização;
Facilidade na instalação;
Resolução dos problemas de wi-fi;
Possibilidade de desligar os leds;
A tomada ficar livre.

Pontos menos positivos:

Um pequeno ruído quando está ligado;
Ocupa muito espaço o que pode dificultar a vida a quem usar extensões.

 

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Comentários

Avaliação:
Instalação
10
Qualidade de construção
9.5
Acessórios e Caraterísticas
9
Custo Beneficio
8
Desempenho
10
Design
8.5
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.