Review: Devolo WiFi Repeater ac.

Introdução

A devolo trata-se de uma empresa fundada em 2002 e que tem o seu “coração” na Europa, contudo vende os seus produtos para todo o Mundo.

Os produtos que a devolo produz são para comunicação de dados, sendo que o seu principal objetivo é simplificar a comunicação e para isso dão uso à tecnologia dLan-PowerLine e são lideres no mercado dos PowerLines desde 2009.

O produto que será analisado é o WiFi Repeater ac, que tem um PVP de 69,99€ e que usa ambas as frequências de 2,4GHz e 5GHz para transmissão de dados (WiFi-n, WiFi-ac), este produto promete uma ampliação do sinal, será que se vai cumprir com essa ampliação ? Vamos conferir na análise.

Desde já o nosso agradecimento à devolo por ter disponibilizado este exemplar para análise.

Embalagem

A embalagem como é normal, trata-se de uma caixa de cartão com as cores da marca, sendo o branco, azul e verde.

Na zona frontal da embalagem encontramos o logo da devolo, uma imagem do respetivo produto e algumas informações em relação ao mesmo.

Numa das laterais encontra-se mais uma imagem do produto mas de outro ângulo e a frase “Boosts your Wi-fi network range”, que traduzindo para Português quer dizer “Aumentar o alcance da tua rede Wi-fi”. Passando para a outra lateral encontra-se mais informações do produto, como o seu número de série e numero de artigo, entre outras informações que podem ser vistas nas imagens da embalagem.

Na parte traseira da caixa temos a seguinte frase em várias línguas “Aumenta o alcance da rede Wi-fi até 1200Mbps” e ainda mencionam que o produto tem 3 anos de garantia, fator bastante positivo e que destaca a marca.

Olhando para a parte de baixo da caixa encontramos uma imagem que nos mostra o produto em detalhe, informando para que serve cada botão, led ou conexão.

Por fim no topo da embalagem encontra-se uma comparação do respetivo produto com outro produto da devolo e a compatibilidade do mesmo.

Conteúdo 

Não há muito a falar em relação ao conteúdo, dentro da embalagem apenas se encontra uma caixa de cartão mais grosso de forma a proteger o mesmo, o respetivo Repeater ac. e os manuais de utilização.

De referir que tudo vem muito bem embalado e acondicionado.

IMG_20160811_120329909 (Medium)

Especificações

O Devolo Repeater ac tem como função a ampliação do alcance de Wi-Fi num curto espaço de tempo, sendo que consegue obter velocidades de transferência de até 1,2Gigabits. Se tem problemas de sinal na sua casa ou posto de trabalho, este equipamento será o reforço para o seu Wi-Fi e isto sem uma instalação complexa.

Aumenta o alcance da rede Wi-Fi até 1200 Mbps.
Porta Ethernet-LAN Gigabit para Smart TV, PC, consolas de jogos, caixas de streaming, etc.
Montagem simples graças ao botão WPS integrado ou através do browser.
Indicação da intensidade do sinal de cinco níveis para posicionamento ideal do Repeater devolo WiFi ac.
Design compacto e elegante.

.

Em Detalhe

Com um olhar atento ao produto consegue-se imediatamente tirar a conclusão que estamos perante um produto de qualidade.

O Repeater ac. na sua zona frontal incluiu o botão WPS para simplificar a montagem, 5 leds que indicam o estado do sinal Wi-fi e por fim o nome “devolo” em relevo.

Nas suas laterais nada se encontra, sendo que no topo apresenta uma entrada RJ45 caso se pretenda dar uso à internet via cabo.

Na parte de trás do produto temos a ficha europeia e o autocolante com o número de série.

Instalação

A instalação deste Repeater é um processo bastante simples e idêntico a outros Repeaters disponíveis no mercado, pois equipado com a muito prática função WPS que possibilita aos utilizadores uma instalação bastante rápida e simples, sendo que será apenas necessário um toque no botão WPS.

No manual de instruções encontra-se dois métodos ( A e B ), o método que utilizamos foi o A, que foi feito da seguinte forma:

O ideal é ligar o Repeater entre o router e a divisão da casa que pretendemos melhorar o sinal Wi-fi e após escolher a tomada desejada apenas é necessário ficar a pressionar o botão WPS durante 5 segundos e de seguida fazer o mesmo processo no router até que os leds se acendam no Repeater de forma continua, o que significa que a ligação foi estabelecida com sucesso.

Caso o router não disponha do botão WPS o método a utilizar é o B, método esse que será feito com uma configuração via browser e que está disponível no manual de instalação do equipamento e que pode ser visto aqui: Instruções de Instalação – PDF

Além disto o Repeater da Devolo também oferece uma ligação Gigabit LAN para conexão de Televisões, impressoras em rede, computadores e consolas.

Pode-se também configurar um novo ponto de acesso sem fios através da interface web, permitindo criar uma conexão WiFi separada para ser utilizada por convidados, por exemplo.

Testes

Os testes que efectuamos a este produto foi a velocidade da internet e a estabilidade do sinal em uso constante, sendo que a internet usada é do serviço NOS e com velocidades de 60Mbps de Download e 4Mbps de Upload.

Acreditamos que as velocidades poderiam ser superiores caso o router em questão fosse de qualidade superior, como se pode verificar nos testes mais a baixo sem o Repeater ligado as velocidades são demasiado baixas, logo é uma indicação que o sinal já está a chegar muito fraco ao Repeater, como já foi referido o ideal é instalar o Repeater entre o router e a divisão em questão que se deseja melhorar o sinal.

Neste primeiro gráfico pode-se verificar as velocidades de internet sem o uso do Repeater, sendo que o router encontrava-se numa ponta da casa e os testes foram executados na outra ponta.

No seguinte gráfico verifica-se que as velocidades de Download no teste feito num computador portátil passaram de 3.76Mbps para os 13.82Mbps e as velocidades de upload passaram de 3.62Mbps para 2.14Mbps e este cenário também se verificou nos testes executados no smartphone.

Tendo em conta que o Repeater também dispõe de uma entrada RJ45 também decidimos fazer uns testes e os resultados foram os seguintes:

Pontos Positivos: 

Desempenho;
Preço competitivo;
Design;
Instalação;
Funcionalidades.

Pontos menos positivos:

Não foram encontrados pontos menos positivos.

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Comentários

Avaliação:
Instalação
9
Qualidade de construção
9.5
Acessórios e Caraterísticas
9
Custo Beneficio
9
Desempenho
8.5
Design
8.5
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.