Review: fractal design CELSIUS S24

CAPAWEB

Introdução

É inegável que a refrigeração dos componentes é dos factores mais importantes num sistema, contudo a oferta é cada vez maior, sendo que os sistemas refrigerados a água, são cada vez mais a escolha dos utilizadores. Há diversas marcas apostar nos sistemas de circuito fechado, sendo que por vez as diferenças são de facto muito mínimas entre eles.

Hoje iremos analisar o fractal design CELSIUS S24, novíssimo cooler lançado pela fractal design, cooler este que promete o máximo de silêncio graças ao seu controlador de ventoinhas que não necessita que qualquer tipo de software, pois as mesmas são ligadas a um Hub, hub esse que faz com que todos os cabos fiquem devidamente arrumados e escondidos.

O fractal design CELSIUS S24 tem um PVP em torno dos 124,99€ e poderá ser encontrado brevemente no mercado nacional.

Desde já queremos deixar o nosso agradecimento à fractal design por nos ter disponibilizado este exemplar para análise.

fractaldesignblacklogo765x329

 

Embalagem

A embalagem trata-se de uma caixa de cartão bastante resistente, onde as cores predominantes são o preto/azul e branco, fazendo destacar toda a designação do artigo e respetivas especificações.

Na zona frontal apresenta uma imagem ilustrativa do produto , o respetivo nome e os anos de garantia fornecidos pela fractal design, sendo que a mesma oferece 5 anos de garantia.

IMG_2743

Passando para a zona traseira da caixa vemos várias informações como uma imagem ilustrativa do bloco e algumas features do controlo automático de ventoinhas, sendo ele o “Dual mode fan control“. O destaque vai sem a menor dúvida para os 5, sem duvida que dá logo uma excelente garantia de compra do produto.

O Dual mode fan control trata-se de um modo automático que controla a velocidade das ventoinhas e a respetiva bomba, conforme as temperaturas registadas em tempo real, conseguindo assim o máximo de silêncio. De referir que não é necessário qualquer tipo de software ou programação, basta que no bloco esteja “ativo” o modo PWM.

IMG_2762

Nas laterais da embalagem deparamos-nos com as especificações do produto e uma lista das principais características.

Conteúdo

No seu interior encontramos uma caixa de cartão grosso bastante resistente, protegendo assim o cooler e os seus acessórios. Estando tudo muito bem organizado.

IMG_2769

IMG_2772

Passando então para o conteúdo da embalagem, como se pode verificar vem muito bem composto, vejam só:

IMG_2791

 

Alem de encontrarmos os respetivos manuais, inclusive para o novíssimo socket AM4 da AMD, temos ainda 2 Ventoinhas Fractal Design Dynamic X2 GP-12 PWM com conector PWM que permite uma velocidade entre os 500-2000 RPM gerando um nível de ruído máximo de 32.2 dB(A), Kit de instalação para os Sockets Intel e AMD.

IMG_2782

IMG_2781

 

Especificações.

 

1 2

Em Detalhe

Passando então ao respetivo cooler, o que mais se destaca é sem duvida alguma o seu design super minimalista (coisa que hoje em dia é difícil encontrar) e o seu Hub de ventoinhas, que faz com que todos os cabos fiquem devidamente escondidos e o controlo de rotações seja automático e eficaz.

O bloco do CELSIUS S24 é todo preto brilhante, tendo apenas um “desenho” que faz parecer um floco de neve, simbolizando então o frio/gelo.

IMG_2828

IMG_2809

O radiador é um modelo de 240mm e 31mm de espessura e é todo ele feito em alumínio, portanto, cabe facilmente em qualquer caixa que possua suporte para radiadores de 240mm. É possível instalar até 4 ventoinhas de 120mm em push/pull.

IMG_2870

IMG_2865

A base do bloco é feita em cobre para uma maior condutividade de calor. A mesma já vem com uma pasta pré-aplicada.

IMG_2844

E onde este cooler da fractal design se destaca é sem duvida alguma nos seus Fittings de alta qualidade e com uma estética fabulosa, sem duvida que a fractal design teve um cuidado tremendo neste ponto.

IMG_2805

Fractal

 

Instalação

A instalação do CELSIUS S24 como já seria de esperar foi bastante simples, sendo que se trata de um cooler fabricado pela Asetek, a montagem é exatamente igual a um cooler da Corsair ou até mesmo do NZXT Kraken X52 que já analisamos. Como já foi referido o sistema de fixação é igual a outros AIOS, em função de ser o mecanismo de suporte padrão da Asetek.

IMG_2775

IMG_2883

 

IMG_2945

Testes

Os testes que efectuamos com o fractal design CELSIUS S24 foram o Aida64, Cinebench e o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), com uma temperatura ambiente de 23º C e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

– Intel i7 5820k 4.0GHz
SuperFlower Leadex 750W Gold
– Asrock Fatal1ty X99M Killer
– G.SKILL Trident Z 16GB 3000MHz
MasterCase Pro 3

A comparação do fractal design CELSIUS S24 será feita com os coolers já anteriormente testados no processador Intel i7 5820k a uma velocidade de 4.GHz.

De referir que todos os testes foram executados em modo Performance, modo esse escolhido na BIOS da Asrock Fatal1ty X99M Killer. Os resultados no modo Auto do fractal design podem estar a ser prejudicados devido a não ter feito o controlo manual das ventoinhas na BIOS.

As temperaturas podem variar consoante a temperatura ambiente.

eyJ1cmwiOiJodHRwczovL2Rpc2NvcmQuc3RvcmFnZS5nb29nbGVhcGlzLmNvbS9hdHRhY2htZW50cy8yNDM3ODczNzg0NTAzNjY0NjUvMzE1ODkxMTI5Njg0MDY2MzA0L1RFTVBTRlJBQ1RBTFMyNC5qcGcifQ.YB4j7VIL9ZMiLn5lNqSyAAGHJMQ

eyJ1cmwiOiJodHRwczovL2Rpc2NvcmQuc3RvcmFnZS5nb29nbGVhcGlzLmNvbS9hdHRhY2htZW50cy8yNDM3ODczNzg0NTAzNjY0NjUvMzE1ODkyMzE5MDI5MDM1MDE4L1hUVVMyNFRBQi5qcGcifQ.KhDBa6SigDirdbTb_jEUq2-9TLU

A nível de performance, pode-se verificar que no modo Auto as temperaturas deixam um pouco a desejar, talvez por culpa minha em não ter feito uma configuração de ventoinhas, deixando então em modo Performance na BIOS, contudo acho um pouco estranho as temperaturas estarem tão altas.

Passando para o modo PWM, os resultados foram excelentes, sendo que as ventoinhas estavam com rotações elevadas, graças ao perfil “Performance” selecionado na BIOS da motherboard, batendo mesmo o Raijintek Triton 140 que aqui já foi testado e tem sido o meu cooler ao longo do tempo.

A nível de ruído, não possuímos ainda decibelimetro pelo que a nossa avaliação é meramente empírica, porém o nosso contacto com este tipo de material é constante, pelo que entendemos que é válida para avaliação do produto. Com ventoinhas ao máximo, o ruído é perturbador, não recomendamos este uso… Em performance, o cooler apresenta algum nível de ruído, porém nada de extraordinariamente elevado. Já em modo silencioso, esperávamos um pouco melhor, a performance acústica das ventoinhas não acompanha a peformance térmica infelizmente… Não são perturbadoras, mas os mais exigentes a nível de ruído vão sentir-se tentados a trocar as ventoinhas de origem (o que vai elevar o investimento, tratando-se de um cooler de 125€).

Aspectos Positivos

– Possibilidade de expansão do Loop;
– Otimo desempenho;
– 5 anos de garantia;
– Design minimalista;
– Qualidade de construção;
– Hub de ventoinhas;
– Dual mode fan control.

Aspectos menos Positivos

– Ventoinhas poderiam ser um pouco mais silenciosas quando atingem altas velocidades;
– O design minimalista pode ditar o seu futuro no mercado, mercado esse que está apostar forte em design arrojado e que a iluminação RGB tem de estar presente.

CLICA PARA COMENTAR!

Comentários

Avaliação:
Design
8
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
9.5
Performance/Ruído
8.5
Custo/Benefício
8
Compatibilidade
10
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.