Review: Gamdias Hermes E1 Combo

CAPDSDS POST

Introdução

Olá leitores!

Prontos para mais uma review? Hoje vamos dar uma olhada num kit de periféricos com o objetivo de deixar qualquer um bem equipado para qualquer tipo de gaming, sem que isso cause a falência da conta bancária. O kit em questão, pertence à Gamdias, empresa que lançou imensos produtos em 2016, com tema alusivo à mitologia grega, e que pretende se tornar em referência no mercado gaming. A Gamdias está ligada a competições de e-sports, pelo que afirma que os seus produtos são concebidos para atenderem aos utilizadores mais exigentes.

O kit que iremos avaliar, é composto pelo teclado Hermes E1, o rato Demeter E2, e um tapete de oferta. Este kit pode ser encontrado no mercado online por cerca de USD$ 79,00 (preço anunciado no site da Gamdias), pelo que tem um preço extremamente competitivo, sobretudo se pensarmos que o teclado é iluminado e mecânico. Outras marcas possuem teclados mecânicos numa faixa de preço similar, porém não trazem mais nada a não ser o teclado propriamente dito.

Desde já queremos agradecer à GAMDIAS por nos ter disponibilizado este exemplar para análise.

 

Gamdias-logo

.

Embalagem

A embalagem deste produto é toda feita em cartão, e a Gamdias não se fez rogada no que toca a destacar os pontos fortes do produto. Tudo é mencionado, desde o destacador de teclas, software, corpo do teclado, iluminação, etc. A marca parece querer que quem tiver esta caixa na mão, fique bem informado para não ter dúvidas relativas ao equipamento. As informações principais estão em 8 línguas… INCLUSIVE Português!!! Para uma marca com pouca presença no mercado da língua de Camões, isto parece já uma aposta no futuro. Quem sabe no horizonte um layout PT?

Dentro, teclado e rato estão bem acondicionados de modo a que não existam danos durante envios. Cada item está revestido de um saco protetor. Nada a apontar.

.

Em Detalhe

DSC_0595

Vamos então ao kit. Como já disse anteriormente, teclado, rato, e tapete. Logo à primeira vista, os equipamentos são bastante agradáveis ao olhar.

Vamos por partes então, primeiramente o rato Demeter M2. Com um switch certificado pela Gamdias com um tempo de vida com um milhão de ciclos, a Gamdias pretende que este rato dure. É lógico que o funcionamento de um rato está dependente de outros fatores/componentes, mas a marca certamente pretenderá demonstrar a possíveis users que estarão perante um equipamento confiável. Com 1.5m de cabo, não deverá ser curto para qualquer tipo de mesa.

O sensor é ótico, com variação de 1200 a 3200DPI, possuindo no topo botão para troca dos DPI. A troca é imediata, sem que tenhamos conseguido identificar qualquer tipo de lag no aumento. De notar que a troca terá que ser realizada aumentando progressivamente até aos 3200, voltando posteriormente aos 1200DPI.

A nível estético, podia ser mais consistente no que toca a design, uma vez que altera entre plásticos glossy e texturizados, o que dá um ar meio “desmontável”. Talvez fosse mais interessante do ponto de vista estético optar por um corpo totalmente texturizado. Os leds são uma adição interessante, e o brilho não é tão intenso que incomode.

Em termos de utilização prática, é um rato muito preciso, que reagiu bem tanto no tapete Gamdias, como nos demais tapetes. Sem muito peso, pode tornar-se rápido demais para quem prefere uma maior curva de aceleração. Possui um corpo ambidextro, com os botões avançar/retroceder ao lado esquerdo. Para quem tem mãos de grande dimensão, poderá parecer um pouco “curto”.

Pequena (grande) nota para a inclusão de um tapete num kit deste valor. Ainda assim, pessoalmente, o acabamento estético beneficiaria na nossa opinião de uma troca do tecido colorido por um 100% preto, somente com a grafia da marca. Até o destaque da marca seria melhor em função do constraste, e possivelmente poderia inclusive trazer uma redução de custo na produção.

Passemos então ao teclado Hermes E1. Este é sem dúvida a maior surpresa deste kit de $79,00 em função de ser um teclado mecânico iluminado. Teclas de alto relevo destacam-se do corpo muito bem trabalhado em alumínio. Boa pintura, e um apoio de pulso que pode ser acoplado a qualquer momento.

Possui 6 teclas multimédia, 2 teclas programáveis, iluminação vermelha (com intensidade configurável via software), um apoio de pulso plástico texturizado, e uma alavanca para remoção de teclas que fica guardada no próprio teclado (bom toque, assim sabemos sempre onde está). O cabo é de uns generosos 1.8m, com sleeving.

Os switches da Gamdias (tipo azul) são certificados pela mesma com 50 milhões de usos por tecla. Os switches reagem muito bem, o toque é agradável, dando gosto usar o teclado. Mas aqui reside o calcanhar de Aquiles (para dar continuidade à mitologia grega da Gamdias), pois com todas as suas virtudes, estes switches são extremamente ruidosos! Com o mesmo tipo de utilização dada a outros teclados, nas nossas sessões de Discord, foi notório o funcionamento do teclado através do microfone. Utilizadores que tenham problemas com barulho de teclas. Isto não é falta de qualidade dos switches, já que a cherry tem versões extremamente ruidosas também. Porém, é necessário dar esse alerta a um potencial interessado.

A nível de qualidade de produção dos switches, do que vimos, são de bom acabamento. Infelizmente já tivemos aqui um teclado que custa quase 3 vezes mais e cuja cabeça de alguns switches estava repleta de rebarba plástica, que travava as teclas em uso… Se a Gamdias mantiver a qualidade de acabamento destes, podemos ficar descansados.

Especificações

SPECGAMDIAS HERMES

Software

A Gamdias disponibiliza no seu site o software Hera, que permite a configuração de todas as opções dos equipamentos (intensidade de luz, macros, etc).

Conclusão

Em três semanas de utilização do combo, a resposta tem sido muito positiva. Nada de falhas, software simples e funcional, e uma utilização maioritariamente agradável. Não fossem os switches ruidosos e não teríamos nada a apontar a este kit, que no preço que  se encontra, é uma opção altamente válida para qualquer utilizador que queira um conjunto de periféricos de qualidade, sem estourar a conta bancária.

Mais informações sobre o produto

Aspetos Positivos

Excelente custo/benefício;
Oferta de mousepad;
Apoio de pulso;
Construção em alumínio;
Software intuitivo;

Aspetos menos Positivos

Ruído das teclas;
Estética do tapete não é das melhores;

CLICA PARA COMENTAR!

Avaliação:
Design
8.5
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
10
Performance
9
Custo/Benefício
10
COMPARTILHE
Filipe Martins
Oriundo de Olhão, mas tendo vivido a maior parte da sua vida em Leiria, Filipe Martins está ligado ao ramo da informática desde o início da sua carreira profissional. Hoje radicado em Minas Gerais, Brasil, mantém-se ligado ao mundo da tecnologia através das suas participações em fóruns da especialidade tanto portugueses como brasileiros, sendo conhecido pelo nickname SleepyFilipy. Integrou-se na equipa JotaReviews em Junho de 2016.