Review: Linha Noctua IndustrialPPC

 

capa (1)

Introdução

A Noctua é uma empresa Austríaca que fabrica componentes de refrigeração com qualidade premium e com um design muito próprio que se destaca de toda a concorrência.

A empresa foi fundada em 2005 e desde então já está presente em mais de 30 países em todo o mundo, sendo que é cada vez mais a escolha ideal dos utilizadores que pretendem performance aliada a silencio.

Para esta análise trazemos alguns dos modelos da família IndustrialPPC que a Noctua nos enviou e desde já deixamos o nosso agradecimento.

.

Embalagem

A embalagem das ventoinhas Noctua Industrial PPC são exatamente iguais ás Redux que já aqui analisamos, mudando apenas a cor das mesmas, sendo que são simples caixas de papelão com o esquema de cores castanho e preto, mudando apenas o tamanho da embalagem conforme o tamanho da ventoinha e o respetivo nome na tampa superior da caixa.

Na parte de trás das embalagens apenas temos as especificações técnicas de cada modelo de forma a dar toda a informação necessária.

Abrindo a embalagem vemos imediatamente a ventoinha que se encontra envolvida por cartão que faz com que a ventoinha não sofra danos no seu transporte. Além da ventoinha também se encontra dentro da caixa quatro parafusos para fixação da mesma.

 

 

Em Detalhe

A linha Industrial PPC da Noctua foi concebida para utilização Industrial sendo que requerem alto desempenho de refrigeração e proteção avançada ( Líquidos e poeiras ).
Devido à utilização de um motor trifásico estes modelos fornecem um excelente fluxo de ar e uma capacidade de pressão estática elevada, com um nível de ruído dentro do aceitável.
O material utilizado no fabrico destas ventoinhas é a fibra de vidro reforçado, além disto estes modelos também utilizam a nova tecnologia de rolamentos SSO2 que garante um MTBF de mais de 150.000hrs de utilização.

Visualmente as Industrial PPC são muito agradáveis, sendo elas todas pretas e apenas incluem umas borrachas anti vibração castanhas.

O cabo das mesmas tem um comprimento de 40cm e é todo ele revestido por sleeving preto, garantindo assim uma maior durabilidade e resistência ao cabo, sendo que visualmente também fica mais bonito.

Em relação à qualidade de construção das mesmas não há nada a dizer, ao primeiro toque sente-se imediatamente a excelente qualidade que elas apresentam.

Ao contrário das Noctua Redux que se encontra desde os 80mm até os 140mm as Industrial PPC apenas existem nas dimensões 120mm e 140mm.

.

Especificações

A linha Industrial da Noctua é composta por ventoinhas de 120mm e 140mm, sendo que todos os modelos que recebemos têm 6 anos de garantia e coneção de 4 Pinos ( PWM ).

As ventoinhas que vamos analisar são as: NF-A14 2000RPM, NF-A14 3000RPM e as NF-F12 2000RPM e NF-F12 3000RPM, as diferenças entre elas é apenas as dimensões e as rotações por minutos, sendo que por consequência também vai aumentar ou diminuir o nível de ruído.

Noctua NF-A14 IndustrialPPC-24V-2000 IP67 PWM

1

Noctua NF-A14 IndustrialPPC-24V-3000 IP67 PWM

2

Noctua NF-F12 IndustrialPPC-24V-2000 IP67 PWM

3

Noctua NF-F12 IndustrialPPC-24V-3000 IP67 PWM

4

Retiramos esta tabela do site da Noctua para que possam perceber melhor a diferença entre as IndustrialPPC e as restantes linhas de ventoinhas que a Noctua dispõe:

Como se pode verificar o contra das IndustrialPPC é sem duvida o ruído que as mesma fazem, contudo são ventoinhas que aguentam ambientes extremos como a certificação Anti Liquidos e Poeiras.

O preço das mesmas é sem duvida o mais elevado em comparação com a linha Standard da Noctua e a minha Redux que aqui já analisamos.

5

.

Testes

Os testes que iremos efetuar a estas ventoinhas são um pouco diferentes dos que fizemos com a linha Redux, sendo que todas as ventoinhas irão ser testadas no Noctua NH-D15S, tanto os modelos de 120mm como os de 140mm e serão comparadas com a ventoinha standard que vem incluída com o NH-D15S e ainda vamos comparar com o modelo NF-P14R da linha Redux.

De referir que os modelos de 140mm não ficam corretamente instalados no Noctua NH-D15S e as de 120mm ficam a forçar os apoios das ventoinhas.

Assim que possível iremos testar as ventoinhas num radiador para termos noção do real desempenho das mesmas.

Todas as ventoinhas vão ser testadas com voltagem de 12V e 7V dando uso ao adaptador para redução de voltagem.

O equipamento utilizado para os testes foi o seguinte:

Processador: Intel i5 3570K 4.4Ghz;
Motherboard: Asrock Z77 Pro4-M;
Fonte de Alimentação: SuperFlower Leadex Gold 750W;
Cooler: Noctua NH-D15S;
Caixa: Fractal Define Mini;
Ventoinhas da caixa: BeQuiet Pure Wings 2.

.

Pontos Positivos: 

Qualidade de construção;
Desempenho;
Características;
Garantia;
Comprimento do cabo;
Design.

Pontos menos positivos:

Preço;
Escassos acessórios na embalagem.

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Avaliação:
Desing
8.5
Qualidade de Construção
10
Acessórios/Características
8.5
Performance
9.5
Custo/Benefício
8.5
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.