Review: Logitech MX Anywhere 2

capa (Custom)

Cumprimentos a todos os leitores do Jotareviews!

A escolha de periféricos é sempre algo muito pessoal, especialmente no que toca a ratos. Desde dimensões a opções programáveis, o mercado destes periféricos está literalmente saturado das mais variadas ofertas, mas existe uma marca que ao longo dos anos, praticamente sempre acertou naquilo que oferece aos seus utilizadores. Falamos da Logitech, nome responsável por ratos mundialmente aclamados, desde o fiável MX 518 ao mais recente e extremamente confortável MX Master.

Na gama de ratos de pequeno porte, a Logitech também já brindou o mercado com opções muito interessantes, mas talvez a mais conhecida seja o Logitech MX Anywhere. O rato que hoje analisamos é a evolução, o MX Anywhere 2.

Embalagem:

IMG_0693

O MX Anywhere 2 vem extremamente bem acondicionado na sua embalagem, seguro num molde plástico transparente que não permite movimentação dentro da caixa, a qual possui abertura magnetizada para que um potencial cliente possa observar de perto o equipamento.

IMG_0698

Dentro da embalagem encontramos o rato, receptor USB, cabo de alimentação, e manuais.

IMG_0699

O rato:

A olho nu, as diferenças entre os dois modelos podem parecem maioritariamente estéticas, porém, a Logitech deu alguns passos importantes na melhoria deste rato portátil.

IMG_0702

O Logitech MX Anywhere 2 pesa 106 gramas, muito mais leve que o modelo anterior que pesava cerca de 320, e a fonte de energia foi alterada de pilhas para uma bateria de 500mv, carregável via USB e com autonomia de cerca de 2 meses considerando um uso continuo de cerca de 6 horas diárias.

IMG_0704

Concebido a pensar em utilizadores dextro, possui botões de atalho avançar/retroceder à esquerda, mouse wheel com scroll de precisão e livre, bastando para isso premir a roda de maneira a alterar o modo de utilização, e side scroll na mesma. A sensação táctil de todos os controles é muito agradável, sem ruído excessivo, e com reacção perfeita aos comandos. Apesar de se tratar de um rato de pequenas dimensões, possui uma ergonomia muito aceitável.

IMG_0705

Apesar de não utilizar plásticos soft touch propriamente ditos (excepto nas laterais), a Logitech esmerou-se na construção deste rato (acabamento muito similar ao MX Master), não deixando folgas entre os plásticos, e aplicando na superfície de contacto com a mão uma fina textura que é muito agradável ao toque. Assim, apesar do seu peso reduzido, o MX Anywhere 2 confere a sensação de ser um rato muito robusto.

IMG_0715

O sensor laser Darkfield de até 1600dpi é o par perfeito para quem quer um rato portátil que funcione em várias superfícies. O sensor possui dois pontos de iluminação, em que um fica activo quando usado em superfícies opacas, e um adicional em ângulo é activado em superfícies transparentes para reflectir partículas nessa mesma superfície de modo a mapear pontos de referência num campo escuro. Desta forma o MX Anywhere 2 consegue funcionar em superfícies que outros ratos não conseguiriam.

O emparelhamento pode ser realizado via Bluetooth, ou através do conector Logitech providenciado, e é possível programar o rato para funcionar em 3 equipamentos distintos, sendo apenas necessário escolher o equipamento pretendido através do botão presente na parte inferior do equipamento.

O software disponível permite a programação de macros, e é muito simples de utilizar. Permite ainda a configuração dos dpi, que por defeito estão a 1000.

Conclusão:

Positivo:
Pequeno e leve.
Excelente sensor.
Design e materiais.
Scroll multifuncional e bluetooth.

Negativo:
Preço.

A combinação de materiais de alta qualidade, boa duração de bateria, software simples de utilizar, e um custo/benefício muito competitivo para o segmento, conferem ao Logitech MX Anywhere 2 o seguinte award:

Gold

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Avaliação:
Design:
9.5
Qualidade de Construção:
9.5
Acessórios/Características:
9.5
Custo/Benefício:
7.5
COMPARTILHE
Filipe Martins
Oriundo de Olhão, mas tendo vivido a maior parte da sua vida em Leiria, Filipe Martins está ligado ao ramo da informática desde o início da sua carreira profissional. Hoje radicado em Minas Gerais, Brasil, mantém-se ligado ao mundo da tecnologia através das suas participações em fóruns da especialidade tanto portugueses como brasileiros, sendo conhecido pelo nickname SleepyFilipy. Integrou-se na equipa JotaReviews em Junho de 2016.