Review: Noctua NH-L9a-AM4

CAPA POST

Introdução

 

 

A Noctua é uma marca especializada em componentes de refrigeração para computadores de desktop e servidores. Possui várias linhas de coolers desde os de baixo perfil até aos coolers de maior perfomance como por exemplo o Noctua NH-D15, bem como ventoinhas de 40 mm até 200 mm, conhecidas pela sua perfomance e silêncio. A Noctua está no mercado desde 2005 e desde então que o seu esquema de cores para as ventoinhas é o tradicional castanho e bege, contudo, recentemente conta com a linha Redux e IndustrialPPC com outros esquemas de cores. É uma marca que é conhecida pelos seus produtos e suporte de excelência e que não precisa de seguir modas para se sustentar no mercado.

O cooler que hoje vou analisar é o Noctua NH-L9a-AM4. Este cooler é uma revisão do NH-L9a com suporte exclusivo para AM4.

Embalagem

 

 

A embalagem é em cartão e segue o layout e outras embalagens da Noctua que me passaram pelas mãos. No topo da caixa estão descritas em inglês as características mais importantes do cooler. Na parte de baixo também estão as características do produto, por extenso, e noutras línguas, incluindo em português. Numa das suas laterais encontramos as especificações da ventoinha, do heatsink e os acessórios incluídos. Na lateral oposta encontramos mais uma vez as características do produto onde fazem destaque ao suporte exclusivo para AM4, as dimensões reduzidas, a compatibilidade com RAM e o 1º slot PCI-E, a ventoinha premium e os 6 anos de garantia.

1

Conteúdo

 

 

Após abrirmos a embalagem encontramos o cooler e o primeiro conjunto de acessórios, incluindo um emblema da Noctua e o manual de instruções.

6

Por baixo existe uma caixa de cartão branca que contém a backplate da Noctua para AM4 (NM-ABP4) e um conjunto de 4 parafusos longos (que não foram utilizados para a review porque não foram necessários). Estes parafusos servem para aparafusar a ventoinha caso queiram substituir a original.

A nível de acessórios este cooler trás o básico para funcionar em AM4. Uma backplate, quatro parafusos para a backplate, quatro parafusos para a ventoinha, pasta térmica NT-H1 e um adaptador L.N.A para baixar as rotações da ventoinha. Não há suportes para outros sockets da AMD ou Intel.

Especificações

 

 

Noctua NH-L9a-AM4 é um cooler compacto com uma ventoinha PWM de 92 mm até 2500 RPM (NF-A9-x14). É compatível apenas com AM4 e o seu target é HTPCs ou computadores SFF.

De seguida apresentam-se as especificações do cooler e da ventoinha:

Em detalhe

 

 

Noctua NH-L9a-AM4 é muito parecido ao seu irmão mais novo, o NH-L9a. O seu preço ronda os 40€ em Portugal.

A nível de qualidade de construção não desaponta, tal como os outros coolers da marca. Embora seja pequeno, é robusto, soldas bem acabadas e grande detalhe no design dos heatpipes e logótipo da marca.

O cooler é pequeno e leve. Tem uma altura de 37 mm já com uma ventoinha que mede cerca de 13 mm de altura e pesa 465 gramas (390 gramas sem a ventoinha).

Instalação

 

 

Este cooler em particular não utiliza o mesmo sistema que os outros coolers da marca. É um SecuFirm2 desenhado especialmente para este cooler.

7

Embora as motherboards AM4 incluam uma backplate para a instalação de coolers, a Noctua exige que este cooler seja instalado com uma backplate específica para este modelo.

A instalação do cooler começa pela remoção do módulo de retenção AM4 e da backplate de origem. Após a colocação da pasta térmica, deve-se colocar o cooler no lugar correcto e fazer alguma pressão. Logo após este passo, deve-se colocar a backplate da Noctua na parte traseira da motherboard e aparafusar os 4 parafusos.

Por fim, ligar o cabo PWM ao header da ventoinha do CPU na motherboard.

O resultado final é este:

Metodologia

 

 

O cooler foi testado no seguinte sistema:

  • AMD Ryzen R7 1700
  • Asrock Taichi X370
  • G.Skill Trident Z 16 GB CL15 @ 2933 MHz
  • MSI GTX 1070 GAMING X
  • Crucial BX100 250 GB
  • Silverstone SST-ST55F-G
  • Anidees AI Crystal

A frequência do processador foi fixa à velocidade máxima de boost (3.7 GHz) com uma voltagem de 1.325v. Para melhorar o airflow da caixa, todas as ventoinhas ficaram a rodar à velocidade máxima. Esta caixa tem três ventoinhas de intake e uma de exhaust. O topo da caixa não foi coberto, para deixar o ar sair livremente por convecção.

O perfil da ventoinha foi definido na BIOS para o modo Perfomance, com uma temperatura crítica de 80ºC, temperatura a partir do qual a ventoinha roda à velocidade máxima.

A comparação será feita com o EVGA CLC280, Noctua NH-D15S, Noctua NH-L12S e com o cooler de origem do processador, o AMD Wraith Spire. Estes coolers também foram testados nas mesmas condições acima referidas.

O software utilizado para stress do processador foi o Prime95, o Cinebench e o AIDA64. Para cada teste de stress foi anotada a temperatura máxima. Para referência, a temperatura ambiente foi 22ºC.

Testes

 

 

22712704_1831143443566540_904750681_o

Após correr todos os testes constatamos que o Noctua NH-L9a-AM4 tem uma perfomance muito similar ao cooler stock com um ganho médio de apenas ~ 2.5 ºC. O desempenho vai ao encontro daquilo que estávamos à espera, dado que ambos os coolers tem dimensões reduzidas e ventoinhas do mesmo tamanho.

Embora os ganhos em relação ao cooler stock sejam marginais, não nos podemos esquecer que este produto foi feito para um target muito específico – HTPCs ou computadores SFF – onde habitualmente encontramos processadores de baixo consumo sem capacidade de overclock e onde geralmente não há muito espaço disponível para o cooler. Este é provavelmente o cooler mais slim que há no mercado, com uma altura de apenas 37 mm.

Para um processador com o TDP do R7 1700 e uma voltagem de 1.325 v, não poderíamos esperar milagres vindos deste cooler.

A nível de ruído não temos um decibelímetro para dizer com exactidão qual é o ruído nem fazer comparações com outros coolers, contudo, durante os nossos testes a ventoinha funcionou a 100% (porque ultrapassou o limite de 80ºC) e foi completamente abafada pelas ventoinhas da caixa.

Aspectos Positivos

  • Cooler de baixo perfil, ideal para HTPCs ou computadores SFF
  • Ventoinha silenciosa
  • Boa qualidade de construção e acabamento
  • Não interfere com os slots de memória RAM nem o primeiro slot PCI-E
  • 6 anos de garantia

Aspectos menos Positivos

  • Perfomance similar ao cooler de origem

Comentários

Avaliação:
Design
8
Qualidade de Construção
9
Acessórios/Características
8
Perfomance/Ruído
7
Custo/Benefício
6
COMPARTILHE
fakemeta
O Guilherme é natural de Braga mas desde pequeno que vive em Amarante. Atualmente trabalha no Porto ligado à área da saúde. A paixão pela área da informática e video-jogos começou cedo, por volta dos 6 anos de idade. Montou pela primeira vez um computador aos 18 anos e desde então tem feito upgrades regularmente ao seu setup. O Guilherme é parte integrante da equipa JotaReviews.