Review: NZXT Kraken X52

CAPA

Introdução

A refrigeração dos componentes é sem duvida dos pontos mais importantes num computador, contudo cada vez mais o design e a personalização que os mesmos oferecem têm uma maior importância nas escolhas dos utilizadores.

Hoje iremos analisar o NZXT Kraken X52, um dos coolers com visual mais impressionante do mercado.

O NZXT Kraken X52 tem um PVP em torno dos 149€, o que não é de modo algum um valor baixo, o que nos deixa muito curiosos de quais os predicados de que a NZXT terá munido este AIO para justificar essa faixa de preço.

Desde já queremos deixar o nosso agradecimento à NZXT por nos ter disponibilizado este exemplar para análise.

LOGO

 

Embalagem

Uma caixa de cartão bastante resistente, decorada com logo e as cores da marca.

Na zona frontal apresenta uma imagem ilustrativa do produto , o nome do produto e ainda a dimensão do radiador, sendo este de 240mm.

IMG_0868

Passando para a zona traseira da caixa vemos várias informações como uma imagem ilustrativa de uma montagem, algumas features do cooler e ainda um pequeno texto sobre o seu software, O CAM, programa disponibilizado pela NZXT que iremos falar mais tarde. O destaque vai sem a menor dúvida para os 6(!!!) anos de garantia anunciados, diferenciando este AIO dos da concorrência, mesmo para a Corsair, que oferece 5.

IMG_0871

Na lateral desta caixa deparamos-nos com as especificações do produto e uma lista das principais características.

Conteúdo

No seu interior encontramos uma caixa de cartão grosso bastante resistente, protegendo assim o cooler e os seus acessórios. Tudo muito bem organizado.

IMG_0885

IMG_0891

E o que trás dentro desta embalagem perguntam vocês? Por acaso vem bem recheada, olhem só aqui:

IMG_0917

Alem de encontrarmos o manual temos também 2 Ventoinhas AER P120 da NZXT com o cabo sleevado e conector PWM que permite uma velocidade entre os 500 e 2000 RPM gerando um nível de ruído entre os 21 e os 36 dBA, Kit de instalação para os Sockets Intel e AMD. Atenção que não inclui suporte AM4. Muitos parafusos e ainda 2 cabos que irão alimentar a Bomba/Ventoinha e monitorizar o Kraken X52 através do Software CAM.

IMG_0896

IMG_0998

Especificações.

tabela

Em Detalhe

O que salta mais à vista neste no Kraken é sem duvida o seu bloco, sendo ele todo em plástico de boa qualidade, tendo um efeito de “espelho” no centro que oferece uma iluminação LED RGB que assenta muito bem no design deste produto.

Capture

IMG_0980

O radiador é um modelo de 240mm e 30mm de espessura e é todo ele feito em alumínio, portanto, cabe facilmente em qualquer caixa que possua suporte para radiadores de 240mm. É possível instalar até 4 ventoinhas de 120mm em push/pull.

A NZXT disponibiliza um guia onde poderão ver se a vossa caixa é compatível com este radiador: AQUI

 

A base do bloco é feita em cobre para uma maior condutividade de calor. A mesma já vem com uma pasta pré-aplicada.

 

IMG_1049

 

Instalação

A instalação do Kraken X52 mostrou ser bastante simples, contudo a NZXT oferece um manual de instalação para os menos experientes, além de ser um guia bastante básico, é de fácil compreensão, logo a instalação não será um problema. O sistema de fixação é igual a outros AIOS, em função de ser o mecanismo de suporte padrão da Asetek.

Primeiro passo é instalar o suporte de retenção na Motherboard, como apresentamos nas imagens a baixo:

Segundo passo, é aparafusar os espaçadores sobre o suporte anteriormente instalado:

IMG_1117

Por fim apenas temos de aparafusar os 4 parafusos serrilhados e ligar os respectivos cabos.

IMG_1131

Para uma fácil compreensão deixo ficar este vídeo ilustrativo de uma montagem para o socket 115X.

Contudo se o vosso Socket não for 115X, poderão consultar um guia idêntico nestes seguintes Links:

INTEL
SOCKET 1366 >
SOCKET 2011 >

AMD
Todos os Sockets ( Excepto AM4 )

IMG_1159

 

Software

logo11

A NZXT disponibiliza o Software “CAM” com o qual podem monitorizar vários parâmetros, como por exemplo: configurar a velocidade da Bomba/Ventoinhas e ainda personalizar a iluminação.

Esta aplicação está disponível para Windows, Android e IOS.

Testes

Os testes que efectuamos com o NZXT Kraken X52 foram o Aida64 e o Cinebench com uma temperatura ambiente de 15º C e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

Intel i7 4790K
EVGA G2 1000W
Z97 MSI Gaming 7
GSkill RIPJAW Z 16 GB DDR3 2133MHZ
PHANTEK ENTHO LUXE

A comparação do NZXT Kraken X52 será feita com os coolers já anteriormente testados.

1

2

A nível de performance, mesmo em “Silent Mode”, o Kraken consegue bater um dos, senão o melhor (discutivelmente), coolers a ar do mercado, o gigantesco Noctua D15. Em modo de máxima performance os resultados são ainda mais gritantes.

A nível de ruído, não possuímos ainda decibelimetro pelo que a nossa avaliação é meramente empírica, porém o nosso contacto com este tipo de material é constante, pelo que entendemos que é válida para avaliação do produto. Com ventoinhas ao máximo, o ruído é perturbador, não recomendamos este uso… Em performance, o cooler apresenta algum nível de ruído, porém nada de extraordinariamente elevado. Já em modo silencioso, esperávamos um pouco melhor, a performance acústica das ventoinhas não acompanha a peformance térmica infelizmente… Não são perturbadoras, mas os mais exigentes a nível de ruído vão sentir-se tentados a trocar as ventoinhas de origem (o que vai elevar o investimento, tratando-se de um cooler de 150€).

Aspectos Positivos

Possibilidade de Personalizar
Excelente desempenho
6 anos de garantia
Design diferenciado
Qualidade de construção
Software intuitivo

Aspectos menos Positivos

Preço Elevado
Ventoinhas poderiam ser mais silenciosas principalmente em modo “silent”

CLICA PARA COMENTAR!

Comentários

Avaliação:
Design
9
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
9.5
Performance/Ruído
8
Custo/Benefício
7.5
Compatibilidade
9
COMPARTILHE
Viriato Branca
Nascido em Lisboa, e desde sempre ligado na área de Ciências e Tecnologia, Viriato Branca começou desde cedo a lidar com informática por influência do seu pai. Essa influência levou à paixão por hardware que caracteriza cada membro do JotaReviews. Além de participar das actividades de scouting de novos parceiros para o projecto, é ainda responsável por toda a parte de design e programação do mesmo.