Review: Raijintek Triton 140

Introdução

A refrigeração dos componentes é sem duvida dos pontos mais importantes num computador, contudo cada vez mais o design e a personalização que os mesmos oferecem têm uma maior importância nas escolhas dos utilizadores.

Hoje iremos apresentar o CPU Cooler refrigerado a água da Raijintek, que está disponível com radiador de 140mm, 280mm e 360mm. O Triton 140 foi projetado para ser alterado conforme as necessidades do utilizador, como por exemplo a cor do liquido.

O Raijintek Triton 140 apresenta um PVP em torno dos 89,99€.

Desde já queremos deixar o nosso agradecimento à Raijintek por nos ter disponibilizado este exemplar para análise.

Embalagem

A embalagem do Triton 140 é uma embalagem de cartão bastante resistente que apresenta toda a informação essencial sobre o produto.

Na zona frontal apresenta uma imagem ilustrativa do produto (com liquido vermelho), o nome do produto (Triton) e ainda a dimensão do radiador, sendo este de 140mm. Além destas informações apresenta ainda alguns dos pontos fortes do cooler.

Olhando para a zona superior da embalagem, voltamos a ver mais alguns pontos que destacam o cooler e uma imagem ilustrativa do bloco, sendo ele em acrílico.

Passando para a zona traseira da caixa vemos os modelos disponíveis do Triton 140, sendo que a única diferença está na cor do liquido, sendo este de cor azul. Além dos vários modelos, encontra-se ainda o mais importante numa embalagem que são as Especificações do produto.

IMG_1691

Conteúdo

A embalagem é de fácil abertura, sendo que mal se abre a caixa verifica-se imediatamente que o conteúdo vem bem acondicionado e embalado, contudo acho que deveria haver um maior esforço da marca com o acondicionamento do produto, a primeiro impressão é que o Triton vem muito frágil dentro da caixa, tendo apenas uma espuma a proteger dos impactos.

Dentro da embalagem temos o respetivo cooler, uma ventoinha de 140mm, garrafa de liquido extra (100ml) e todos os acessórios necessários para a instalação do Triton.

.

Especificações

A B +
1 Produto Triton 140
2 Dimensões Radiador 176×140×32 mm
3 Dimensões Tubo ID - 9.5 mm – / OD – 12.5mm
4Peso1155 g
5Capacidade Liquído320ml ±5%
6MaterialAluminium / Cobre
7Bomba 120 Litros/hora
8Nível ruído20 dBA
9Velocidade3200±10% R.P.M. at 12VDC
10Consumo4W
+

.

A B +
1 Ventoinha 140×140×25 mm
2 Velocidade 1000±200~2000±10% R.P.M.
3 Air Flow 41.8 ~ 79.933 CFM
4Air Pressure0.791 ~ 2.60 mm H2O
5Nível Ruído 20.2 ~ 35 dBA
6Connector4 Pinos (PWM)
+

.

Em Detalhe

O que salta mais à vista neste AIO da Raijintek é sem duvida o bloco, sendo ele todo em acrílico transparente, tendo dois LEDs no seu interior que vão iluminar o liquido, podendo-se assim ver o liquido a circular em todo o circuito. O topo do bloco é todo preto baço, apresentando o logo da Raijintek, um conector para encher o loop e os dois conectores para ligação dos tubos. De referir que o topo é facilmente riscado, convém ter algum cuidado na instalação para não deixar marcas.

A bomba que equipa este bloco oferece 120 litros por hora e a 12V faz um ruído máximo de 20dBa, sem duvida que é um ponto a favor deste Triton.

O tubo do Raijintek é de 9.5 por 12.5mm, sendo dos tubos mais finos do mercado. A qualidade do mesmo poderia ser melhor, contudo o facto de ele ser transparente torna-se numa vantagem, sendo possível mudar a cor do liquido ao gosto de cada um, o seu manuseamento também é relativamente fácil, apenas se tem de evitar fazer curvas apertadas para o mesmo não ficar vincado.

O radiador é um modelo de 140mm e 32mm de espessura e é todo ele feito em alumínio, portanto, cabe facilmente em qualquer caixa que possua suporte para radiadores de 140mm. É possível instalar duas ventoinhas de 140mm a fazer push/pull ou até duas de 120mm.

IMG_1759

A base do bloco é feita em cobre para uma maior condutividade de calor, sendo que nas imagens é possível ver que estamos perante uma base muito bem trabalhada de forma a oferecer o máximo desempenho possível.

O Raijintek Triton inclui uma ventoinha de 140mm com pás brancas, a ventoinha é alimentada por uma ficha PWM para um maior controlo das rotações, o cabo da mesma é todo ele sleevado para uma maior durabilidade e um aspeto mais agradável.

IMG_1796

.

Instalação

A instalação do Raijintek Triton mostrou ser bastante simples, contudo a Raijintek oferece um manual de instalação para os menos experientes, além de ser um guia bastante básico é de fácil compreensão, logo a instalação não será um problema.

Primeiro de tudo devemos instalar o suporte de retenção para a nossa placa-mãe. Isso nos obriga a colocar quatro espaçadores sobre as roscas de parafuso em cada canto do soquete, coloque o suporte na parte superior e prenda no lugar usando os quatro parafusos fornecidos.

Primeiro passo é instalar o suporte de retenção na Motherboard, como apresentamos nas imagens a baixo:

Segundo passo, passa por aplicar a pasta térmica (incluída nos acessórios) e aparafusar o bloco sobre o suporte anteriormente instalado:

Por fim apenas temos de fixar a ventoinha no radiador e o mesmo à caixa, não esquecendo de ligar o cabo da bomba no CPU Fan e a ventoinha numa outra ficha disponível na Motherboard ou controlador.

IMG_1796

Após tudo devidamente montado e arrumado o resultado na Cooler Master MasterCase Pro 3 foi o seguinte, ficando um sistema muito clean e de fácil acesso a todas as áreas da motherboard, sem preocupações nos slots de RAMs, por exemplo.

Como as cores do Triton não combinavam com o sistema decidi fazer a troca do liquido e aplicar corante vermelho, ficando com esta combinação fabulosa. A ventoinha também foi trocada por uma Noctua IndustrialPPC 140mm 2000RPM.

IMG_1864

.

Testes

Os testes que efetuamos com o Raijintek Triton 140 foram o Aida64 e o Cinebench com uma temperatura ambiente de 24ºC e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

Intel i5 3570k 4.40GHz
SuperFlower Leadex 750W Gold
Asrock Z77 Pro4-M
Kingston HyperX Fury 16GB 1866
Cooler Master MasterCase Pro 3

A comparação do Raijintek Triton 140 será feita com os coolers já anteriormente aqui testados: AQUI

AIDA64V3

 

R15V5

 

Após executar os testes e visualizar a tabela é impossível não ficar admirado com a excelente performance que este Triton 140 ofereceu, batendo claramente um dos melhores coolers a ar do mercado, ficando com cerca de 4ºC a menos que um Noctua NH-D15S.

Falando de ruído, a bomba em funcionamento é audível mas nada incomodativo, já se formos falar da ventoinha é sem duvida o ponto fraco deste Raijintek, sendo que a mesma a partir de certas rotações já se começa a ouvir perfeitamente, o ideal será trocar a ventoinha por uma mais silenciosa.

No geral estou bastante surpreendido com o Raijintek Triton, sendo impossível não o recomendar, pois os números falam por si.

.

Aspetos Positivos

Possibilidade de Personalizar;
Excelente desempenho;
Instalação simples;
Design diferenciado.

Aspetos menos Positivos

Tubo poderia apresentar uma melhor qualidade;
Ventoinha a máxima rotação um pouco ruidosa.

CLICA PARA COMENTAR!

Avaliação:
Design
8.5
Qualidade de Construção
8
Acessórios/Características
8.5
Performance/Ruído
9
Custo/Benefício
8.5
Compatibilidade
9.5
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.