Review: REEVEN JUSTICE (RC-1204)

IMG_3599

Introdução

Hoje como já puderam ver pela capa, a review será sobre um cooler a ar, coisa que já é comum aqui no JotaReviews, contudo este cooler é de uma marca que muito provavelmente desconheces, vamos então fazer a apresentação da mesma.

A REEVEN trata-se de uma marca Asiática que foi fundada em 2009 na cidade de Taiwan. Hoje a REEVEN é uma das marcas com maior sucesso no seu mercado.

Desde a data de fundação já muita coisa mudou na empresa, contudo a ideologia da marca continua a mesma: criar e projetar produtos com qualidade e acima de tudo com valor.

O modelo que iremos testar hoje é o JUSTICE (RC-1204), CPU Cooler que vem equipado com uma ventoinha PWM de 120mm, sendo que permite adicionar uma segunda e é composto por 6 Heat-Pipes.

Antes de mais queremos deixar o nosso agradecimento à REEVEN por nos ter disponibilizado este sample para review.

Vamos então passar à review.

.

Embalagem 

A embalagem trata-se de uma caixa de cartão, caixa essa que é branca e que apresenta algumas informações relevantes sobre o artigo.

Na sua zona frontal pode-se ver uma imagem ilustrativa do JUSTICE (RC-1204), respetivo logo da marca REEVEN e a compatibilidade do mesmo. Além de não estar na embalagem, o cooler tem compatibilidade com socket AM4, apenas será necessário fazer o pedido do kit de instalação.

IMG_3580

Passando para as laterais da mesma, num dos lados é possível ver mais uma imagem ilustrativa do artigo, sendo que desta vez o cooler está equipado com a sua ventoinha de 120MM. Além disto a REEVEN também indica os pontos fortes do mesmo: Fácil de usar, 6 HeatPipe e possibilidade de utilizar dual fan.

Já na lateral inversa da caixa, verificamos as espeficicações do artigos e ainda suas dimensões.

IMG_3573

Passando para a traseira da caixa, aqui a REEVEN deixou algumas chamadas de atenção, onde se pode ler em Inglês e Chinês.

IMG_3577

.

Conteúdo

Abrindo a embalagem do cooler, encontramos uma pequena embalagem com todos os seus acessórios e respetivo cooler.

A pequena embalagem é composta pelos seguintes acessórios:

IMG_3586

.

Especificações

O REEVEN Justice trata-se de um cooler de 120mm, composto por uma ventoinha PWM 120mm, que trabalha entre as 300 e as 1500RPM, fazendo um ruído máximo na casa dos 29dBA.

Além disto o Justice compatibilidade para praticamente todos os sockets Intel e AMD, inclusive AM4 e 2066.

Justice Especificações

.

Em Detalhe 

O JUSTICE (RC-1204) trata-se um cooler de 12cm e que tem um custo a rondar os $44.50. No cooler apenas inclui uma ventoinha de 120mm PWM, contudo é possível utilizar o mesmo com duas ventoinhas, sendo que os acessórios para a fixar vêm incluídos com o respetivo cooler.

A qualidade de construção do JUSTICE (RC-1204) é sem duvida surpreendente, a REEVEN fez claramente um excelente trabalho ao produzir este cooler, sendo um cooler bastante robusto, com soldas muito bem acabadas e todo ele niquelado.

IMG_3613

O cooler é composto por 6 Heat-Pipes em cobre com um diâmetro de 6mm cada, sendo algo muito positivo num cooler desta gama de preço ($44.50).

IMG_3607

Falando do peso, sem dudiva que já se trata de num cooler pesado, pois o mesmo equipado com a sua ventoinha de 120mm consegue atingir as 930g.

IMG_3596

Passando então para a ventoinha, aqui a REEVEN poder-se-ia ter esmerado mais, isto tendo em conta a excelente qualidade que apresenta no cooler, pois além de ser uma ventoinha com um excelente AirFlow e que em baixas rotações é sem duvida muito silenciosa, quando atinge rotações mais altas o seu ruído poderá-se tornar bastante audível, porém acho que não se torna incomodativo como em alguns coolers presentes no mercado.

IMG_3603

A sua cor amarela também pode ser outro ponto fraco e que poderá ditar poucas vendas no mercado, pois trata-se de uma cor que não está na moda no que toca a computadores e que é de difícil combinação.

A ventoinha do Justice trabalha a uma rotação máxima de 1500RMP, conseguindo obter um AirFlow máximo na casa dos 82.1CFM e uma pressão estática de 0.067inchH20. O nível de ruído varia entre os 4.0 e os 29.9dBA, tal como já foi referido, em baixas rotações o cooler é súper silencioso, porém quando atinge altas rotações torna-se um pouco ruidoso.

IMG_3510

Um dos fatores que mais gostei no JUSTICE (RC-1204) foi claramente o seu sistema de fixação das ventoinhas, sendo algo muito simples, intuitivo e no geral bem prático. Cada ventoinha é fixa por quatro “peças” plásticas que fazem a pressão entre o cooler e a respetiva ventoinha.

IMG_3605

Modelo da ventoinha: http://www.reeven.com/coldwing-12

.

Instalação 

A instalação do JUSTICE (RC-1204) sem duvida alguma que se mostrou prática e muito simples, tal como a REEVEN prometeu na sua embalagem.

De referir que a marca não fornece qualquer chave de auxílio para a montagem do cooler, penso que aqui falhou redondamente, pois não é qualquer chave que consegue apertar o cooler, tal como podem ver nas imagens.

Caso não consigam fazer a instalação do mesmo, a REEVEN fornece um guia rápido tanto em papel como em PDF. Download AQUI.

Após tudo devidamente montado e arrumado o resultado foi este na Cooler Master Master Case Pro 3, como se pode verificar é possível o preenchimento de todos os slots de memória RAM, sem que o cooler interfira com isso. A nível estético, tirando a cor amarela que não encaixou lindamente no sistema, o cooler transpira elegância e ficou muito bem no interior da Master Case Pro 3.

IMG_3545

Tal como já foi referido, o cooler tem suporte para duas ventoinhas e tivemos a possibilidade de o testar em push/pull e o resultado é este… Fiquei agradavelmente surpreendido com o aspeto deste cooler em push/pull.

Parabéns REEVEN.

IMG_3495

IMG_3452

Por fim, devem-se estar a perguntar que ventoinhas são aquelas instaladas em toda a caixa, certo? Passo então apresentar um dos modelos de ventoinhas que a REEVEN dispõe no seu leque de artigos, estas ventoinhas são as EUROS, ventoinhas de 120mm que funcionam entre as 500 e as 1200RPM.

IMG_3405

Ao contrário das ventoinhas dos coolers da REEVEN, as EUROS são fans pretas e que ficam super discretas em qualquer sistema. As pás das mesmas apresentam um revelo como se trata-se das barbatanas de um tubarão, carateristica essa para aumentar o fluxo de ar.

IMG_3431

O cabo das EUROS é todo ele sleevado, sendo que a sua ligação é PWM (4 pinos).

A ventoinha inclui ainda 4 parafusos para a fixar à caixa e um kit de 4 borrachas em alternativa aos parafusos, fiquei muito agradado com a simplicidade destas borrachas para se anexar à caixa, finalmente meti os parafusos de lado.

IMG_3497

No geral não são as ventoinhas mais silenciosas que me passaram pelas mãos, contudo ofereceram um ótimo Airflow com níveis de ruído muito dentro do aceitável e com um design bem simples e que encaixa muito bem em qualquer sistema.

Capturar

Página do artigo: http://www.reeven.com/euros

.

Testes 

Os testes que efectuamos com o JUSTICE (RC-1204) foram o Aida64, Cinebench e o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), com uma temperatura ambiente de 25º C e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

– Intel i7 5820k 4.0GHz
SuperFlower Leadex 750W Gold
– Asrock Fatal1ty X99M Killer
– G.SKILL Trident Z 16GB 3000MHz
MasterCase Pro 3
– 5x REEVEN EUROS 120mm
– MSI GTX 980Ti Gaming X 6GB

IMG_3386 (Medium)

A comparação do JUSTICE (RC-1204) será feita com os coolers já anteriormente testados no processador Intel i7 5820k a uma velocidade de 4.GHz.

As temperaturas podem variar consoante a temperatura ambiente.

TABELA TABELAXTU

Após correr todos os testes, admito que fiquei agradavelmente surpreendido pela positiva, não é que não esperava estes resultados do JUSTICE (RC-1204), pois ao pegar no cooler é notória a sua excelente qualidade de construção, porém os resultados foram muito positivos, estando mesmo ao nível de todos os coolers que aqui já foram testados, inclusive o Raijintek Triton 140.

A nível de ruído, não possuímos ainda decibelimetro pelo que a nossa avaliação é meramente empírica, porém o nosso contacto com este tipo de material é constante, pelo que entendemos que é válida para avaliação do produto. Com ventoinhas a altas rotações, o ruído pode-se tornar perturbador, não recomendamos este uso… Em rotações mais baixas, o cooler é bastante silencioso e apresenta uma excelente performance na dissipação do calor.

No geral é uma otima alternativa no mercado dos CPU Cooler, com um design bem diferenciado e com uma ótima relação preço/qualidade, torna o JUSTICE (RC-1204) numa boa aposta.

.

Aspetos Positivos 

– Desempenho;
– Design diferênciado;
– Composto por 6 Heatpipe;
– Não interferir na utilização de memórias de alto perfil;
– Montagem;
– Compatibilidade.

Aspetos menos Positivos

– Cor da ventoinha;
– Ruído em altas rotações;
– Não incluir uma chave para a instalação do mesmo.

 

DEIXA O TEU COMENTÁRIO!

Comentários

Avaliação:
Design
9
Qualidade de Construção
8.5
Acessórios/Características
9
Performance/Ruído
7.5
Custo/Benefício
8.5
Compatibilidade
9
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.