Review: SSD Samsung 850 EVO 120GB

Introdução
A Samsung dispensa introdução, é uma marca conhecida portodos nós e neste momento é uma das marcas líderes na venda de discos SSD.
Com esta review pretendo mostrar se o SSD vale o que promete.

Embalagem e Conteúdo
A embalagem deste disco SSD é uma simples caixa em papel,que na sua parte frontal apresenta em grande destaque o SSD e o seu nome“Samsung SSD 850 EVO”, tal como, a tecnologia 3D V-NAND.

DSCF4131

Na parte traseira da embalagem encontra-se algumascaracterísticas do SSD, de novo a tecnologia 3D V-NAND a ser realçada e os 5 anos de garantia que a marca fornece. Também deixam em várias línguas a seguinte frase “Parainformação mais detalhada sobre a política de garantia e o produto, visite www.samsung.com/ssd”.

DSCF4135

O conteúdo que vem dentro da embalagem não é nadademais, contendo apenas o disco SSD ( como já era de esperar ), o livro deinstruções e ainda um CD de drives, com o software “Samsung Solid State Drive”.

DSCF4143

DSCF4154

Especificações

Capacidade 120GB
Interface SATA 6 Gbp/s e compatível com SATA 3 Gbp/s & SATA 1,5 Gbp/s
Controlador Samsung MGX
NAND Flash Samsung 128Gbit 40nm TLC V-NAND
Velocidade Sequencial Leitura Até 540MB/s (em SATA 6Gbp/s)
Velocidade Sequencial Escrita Até 520MB/s (em SATA 6Gbp/s)
Leitura Aleatória 4kb Até 94,000 IOPS
Escrita Aleatória 4kb Até 88,000 IOPS
Cache DRAM 256MB LPDDR2
Criptografia AES-256, TCG Opal 2.0, IEEE-1667 (eDrive)
Dimensões 100 x 69.85 x 6.8 (mm) (L x W x H)
Preço 75€

Em Detalhe
O design deste SSD é muito minimalista, ao contrário da linha Samsung 830, que tinha um aspeto mais robusta e “gold”.
No seu topo não tem qualquer tipo de autocolante, apenas uma pintura com o logo da Samsung.

DSCF4148

A parte traseira do SSD contem um autocolante com as suas especificações, serial number e afins.

DSCF4150

Testes
Passamos então para o que importa, que são os vários testes.
Os testes foram executados tendo o SSD já 50% da sua capacidade ocupada, assim poderemos tirar umas conclusões mais “reais” da sua real performance no dia a dia.

Contudo, os resultados dos testes podem variar de máquina para máquina, deixo então a máquina onde foram corridos os testes:

Intel Core i5 3570k 4.5GHz

Asrock Z77 Pro4-M

G.SKILL Sniper 8GB (2 x 4GB)

SuperFlower Leadex Gold 750W

PowerColor PCS+ HD7950

Crystal Disk Mark

Como se pode verificar este disco cumpre em pleno as velocidades anunciadas, a velocidade de leitura bateu nos 539, sendo que anunciada é de 540 e a de escrita ficou um pouco a baixo, mas é preciso ver que apenas está disponível 43% da sua capacidade ( 120GB ).

ATTO Disk Benchmark

Mais uma vez, podemos verificar os excelentes resultados,cumpre a 100% com o que é anunciado, tanto de escrita como de leitura.

Anvil Storage Utilities

O teste foi corrido em 100% de compression ( Incompressible).
E como já era esperado, cumpre na perfeição com o prometido,não tendo nenhuma base de comparação, parece-me bastante bom.
Volto a relembrar que o SSD está já com mais de 50% da sua capacidade ocupada, logo estes testes provam bem a sua velocidade.

Samsung Magician

O Magician é o software que a Samsung disponibiliza com a venda dos seus discos SSD, onde temos várias opções e uma delas é a Performance Benchmark, aqui os resultados sequenciais continuaram estáveis, notando-se uma queda na escrita aleatória, onde o anunciado é de 88000 e o resultado deu um total de 56411 IOPS, alem de não ser muito importante.

Software Samsung Magician
“O software Samsung Magician foi projetado especificamente para produtos SSD Samsung e está disponível para os seguintes modelos: 470, 830, 840 e 850 series,
O software não é compatível com SSDs de outros fabricantes.”

Fazer Download

Num primeiro impacto com o software verificamos que ele nos indica o estado de funcionamento da unidade, o total de bytes escritos, a capacidade livre e utilizado e ainda as informações do sistema, tais como: AHCI Mode, SATA Interface e OS Optimization.

No lado esquerdo do software temos as várias opções que ele nos fornece, tais como: Performance Benchmark, Optimizar a Performance, fazer update do Firmware, entre outras como podem verificar na imagem.

Conclusão
O Samsung 850 EVO 120GB encontra-se num espaço de mercado muito competitivo, o seu custo anda em torno de 75€, havendo alternativas tanto da Crucial como da Kingston mais baratas, contudo este disco tem pontos bastante positivos e que pode compensar pagar a diferença.

Pontos Positivos 

Cumpre a 99% com os valores anunciados pela marca;

5 anos de garantia;

Design minimalista;

Software cheio de funcionalidades.

Pontos Negativos

Preço, elevado em comparação com a concorrência;

Capacidade, 120GB torna-se curto facilmente;

Embalagem muito básica, série 830 superior nesse aspeto.

Tendo em conta estes pontos todos, tanto negativos como positivos, não se pode negar que é um excelente SSD e mais um produto de topo vindo por parte da Samsung, marca que aposta forte no mercado nacional e que dispõe de um excelente serviço de RMA, mais que recomendado.

Clica para discutir no Forum JotaReviews

Comentários