Review: Xiaomi Yi Câmara

_MG_6699

Introdução
A Xiaomi é uma empresa chinesa e uma das marcas líderes do mercado chinês a nível de smartphones, contudo a marca não se ficou por ai e lançou a câmara Xiaomi Yi, que teve um enorme destaque quando a mesma foi lançada, devido ao seu valor de venda anunciado e características.
Este modelo veio fazer concorrência a grandes marcas, como a GoPro e SJCAM.

A Xiaomi Yi foi disponibilizada por parte da loja GearBest, o meu agradecimento à mesma, podem visitar o WebSite onde podem fazer as vossas compras, têm armazém na Europa, logo não levam com taxas de alfandega.

Embalagem e Conteúdo
A embalagem desta Xiaomi Yi é algo bastante simples, uma modesta caixa em cartão reciclado, onde o seu conteúdo vem muito bem acondicionado.
Na parte frontal da caixa apenas contem as iniciais deste modelos Yi, o que até me surpreendeu, pois torna a embalagem bastante elegante.

Já na parte traseira apresenta algumas especificações em idioma chinês, o que não nos ajuda muito.

Abrindo a embalagem pode-se ver de imediato a câmara.

O conteúdo da embalagem, alem da câmara é meramente um cabo de dados, a bateria e o manual de utilização.

Em Detalhe

À primeira vista este modelo da Xiaomi tem muitas parecenças com a SJCAM4000, por exemplo, onde na sua parte frontal apenas vemos a lente e o botão de power.
O modelo que me foi fornecido, como já se pode ter visto, é branco, contudo também existe em verde.

No que toca à sua parte traseira o que chamou mais atenção é a ausência de um ecrã como se verifica em câmaras como a GoPro Hero, que nos possibilita estar a ver o que filmamos, mas verdade seja dita, o objectivo destas “máquinas” é serem compactas, leves e práticas. A ausência do ecrã só vai ajudar a que se obtenha estas características na máquina, contudo, a Xiaomi dispõe de um Software para os nossos smartphones com várias funcionalidades, vou analisar mais a baixo.

Para se aceder à bateria, tem de retirar tampa que se encontra na parte traseira da máquina, bateria essa que é de 1010mAh, o que aguenta sensivelmente 90 minutos em gravação 1080p/60FPS.

Ao lado da bateria encontramos as conexões disponíveis, que é uma Micro HDMI e uma Micro USB.

O cabo micro-USB é da mesma cor da máquina, um branco muito limpo com bastante qualidade, para que possamos carregar a câmara e aceder aos ficheiros da mesma, contudo é bastante curto.

Na máquina encontramos três botões, com as seguintes funções:

Botão Power, para ligar/desligar a máquina é necessário estar a pressionar o botão até que a mesma se ligue ou desligue e também tem a função de mudar o modo de utilização, entre gravação e fotografia. O LED que envolve o botão muda de cor conforme o estado da bateria, quando apresenta a cor azul é sinal que a bateria está carregada, cor de rosa está a meio e vermelho está quase sem bateria.

Botão WiFi, apenas tem como função, ativar ou desativar o modo WiFi, basta um simples clique, teremos a informação de estar ativado/desativado com um LED indicador que se encontra ao lado do botão.

Botão Shutter, tem como função, tirar a fotografia ou então, começar a gravação ou terminar a gravação, o LED estando vermelho, é sinal de que está a gravar.

Especificações

Dimensões 60,4 × 42 × 21,2 mm
Lente Angular 155 graus
Sensor Sony Exmor R BSI CMOS 16 Milhões de Píxeis
Processador Ambarella A7LS
Cartão SD Até 64GB
Cores disponíveis Branco e verde
Modos de utilização Fotografia, Time-lapse, Vídeo e foto/vídeo temporizado
Formato de vídeo H.264, MP4
Resolução fotografia 16MP
Tempo de captura 3-15 Segundos
Captura de vídeo 1080p@60fps, 1080p@48fps, 1080p@30fps, 1080p@24fps, 960@60fps, 960@48fps, 720p@120fps, 720p@60fps, 720p@48fps, 480p@240fps
Captura de som 2-canais estéreo, 96KHz Sample, 92dBA SNR
Bateria 1010 mAh lithium-ion
Conexões HDMI, Micro USB
Preço 66€ ( GearBest )

Testes
Passemos então ao que importa, que são alguns testes realizados à máquina, tanto de video como de foto, convém salientar que não tenho qualquer acessório para a mesma, o que dificulta bastante a filmagem, vou atualizando os testes conforme a chegada de acessórios.

Dado o valor da máquina, posso afirmar que fiquei surpreendido, o seu sensor Sony Exmor R BSI CMOS, faz um excelente trabalho, contudo não tenho termo de comparação com outras máquinas, deixo ao vosso critério a avaliação da qualidade de imagem.

Fotos tiradas na zona do Porto e Gaia, captando alguns pontos históricos e sua natureza, onde consegui perceber que a máquina estando a levar com o sol fica com as fotos demasiado claras, não conseguindo focar, o que é normal, quando me meti de costas para o sol as fotografias ficaram muito superiores, conseguindo focar.

Aproveitei o dia para fazer também alguns vídeos, como já explicado, sem qualquer acessório torna-se difícil, usei um cartão 8GB Class 10 e pode-se notar também o problema de estar virado para o sol.

Neste primeiro testes, pode-se notar a boa capacidade do sensor de som, a máquina mesmo estando pousada em cima da ponte que estremece bastante, conseguiu manter o som limpo.

No segundo teste o objetivo foi captar o movimento da água e igualmente o som, diga-se o resultado também é bastante positivo.

Passemos então ao terceiro teste, onde dei uma volta de 180 graus, aqui já se nota a falta de foco por parte da máquina, devido à demasiada quantidade de luz.

Por fim, no quarto teste, testei o foco da máquina em pleno movimento, perto de um objeto, mas mais uma vez a luz não ajudou.

Resumindo, filmar ou fotografar sem qualquer tipo de acessório torna-se um pouco complicado, contudo é possível boas fotos e bons vídeos, tentado evitar expor em demasia a lente da máquina de frente para a luz.
A captura de som é bastante eficaz, captando a longa distancia, qualquer tipo de som que seja reproduzido, de uma forma clara e limpa.

Estes testes não vão ficar por aqui, vou atualizando conforme cheguem acessórios para a Xiaomi Yi.

Software
Como falei anteriormente, a máquina não dispõe de qualquer ecrã mas a Xiaomi disponibiliza um software para se utilizar em smartphone, tanto para Android como iOS.
Vou mostrar alguns pontos fortes do software.

Podem fazer o download para Android ( meu caso ), por aqui: DOWNLOAD / DOWNLOAD iOS

Executando o Software, deparamos com esta imagem, onde temos alguns exemplos de vídeos e fotos tiradas com a Xiaomi Yi, onde se consegue comprovar a excelente qualidade da mesma. Querendo conectar a câmara com o nosso smartphone, temos de clicar no botão redondo de cor da laranja, que tem como fundo uma câmara, mas para isso temos de ter o Wifi na câmara ativo.

Não estando o Wifi da câmara ligado, vai dar esta mensagem de erro, ao qual temos de ligar o Wifi e voltar a tentar:

Quando estiver a estabelecer ligação, a imagem que nos vai mostrar é a seguinte:

De seguida, já estaremos conectados com a câmara e o primeiro impacto é o seguinte, onde temos três botões, cada qual com a sua função…  clicando no botão do meio começa-se a gravar ou a fotografar, vantagem de controlar a câmara a longa distancia.

Clicando no botão do lado esquerdo. teremos acesso ao álbum, onde se pode visualizar as fotos tiradas pela máquina e respetivos vídeos.

Já no botão do lado direito consegue-se aceder as opções que a máquina disponibiliza, tal como os modos de utilização, entre eles a fotografia, video, time-lapse, burst, etc.

No canto superior direito encontra-se o botão para se aceder as definições da Xiaomi Yi, e as opções disponíveis são as seguintes:

Concluindo, o software é bastante completo e simples de se utilizar, dispondo de várias funcionalidades que dão imenso jeito para maior proveito da máquina.
A aplicação está em constante atualização, tal como a versão de Firmware da máquina.

Pontos Positivos

Excelente relação preço/qualidade;

Muito boa qualidade de captura de imagem;

Suporte dado por parte do fabricante, atualizações constantes;

Gravação a 1080p 60Fps;

Excelente captura de som;

Compatível com maior parte dos acessórios da GoPro;

Design bastante elegante.

Pontos Negativos

Não ser resistente à agua sem qualquer tipo de acessório;

Ausência de ecrã;

Problemas verificados na exposição ao sol/luz.

Conclusão
Depois destes testes todos pode-se concluir que a Xiaomi Yi é uma excelente escolha, tendo em conta o seu custo, tem uma excelente relação preço/qualidade face à concorrência.
Vem equipada com um excelente sensor da Sony o que proporciona gravar excelentes momentos, tanto em video como em fotografia.
A ausência do ecrã pode causar algum desconforto na utilização da máquina, contudo é uma máquina “desportiva”, usando acessórios pode-se tornar bastante mais agradável a sua utilização.

Como já referi, vou dar continuidade a esta review, postando novos vídeos e fotografias, como mostrar os vários acessórios disponíveis para a máquina, partilhem também os vossos momentos captados com a Xiaomi Yi.

Mais uma vez quero agradecer imenso à loja GearBest por ter fornecido este exemplar, para que fosse possível fazer esta review.

Clica para discutir no Forum JotaReviews