Review/Vídeo: Antec Mercury 240 AIO

Introdução

Como temos dito ao longo das nossas Reviews, refrigeração é claramente um dos fatores mais importantes no computador, um bom sistema de refrigeração além de oferecer um maior tempo de vida útil aos componentes irá deixar todo o sistema mais estável e silencioso.

A review de hoje será ao Antec Mercury 240, CPU cooler com radiador de 240mm, iluminação LED tanto no bloco como nas suas ventoinhas e com a caractirística de conseguir debitar até 210L/Hora.

O Antec Mercury tem compatibilidade com o Socket AM4 e o novíssimo Socket 2066 da Intel, além disto a Antec oferece ainda 3 anos de garantia ao produto.

Antes de mais queremos deixar o nosso agradecimento à Antec por nos ter disponibilizado este sample para review.

Esta análise será curta e complementada pelo vídeo em cima anexado. 

.

Embalagem 

A embalagem do artigo trata-se de uma caixa de cartão com as principais cores do artigo, branco e azul. Pode-se ainda encontrar toda a informação relevante sobre o artigo na embalagem, como os seus 3 anos de garantia.

Na sua zona frontal pode-se ver uma imagem ilustrativa do Mercury 240, respetivo logo da marca Antec e as principais caraterísticas.

IMG_4182

Conteudo 

Além do respetivo CPU Cooler, encontra-se ainda duas ventoinhas e todos os acessórios necessários para a montagem do Mercury 240.

Os mesmos vêem devidamente separados e identificados na embalagem de forma a facilitar a montagem do mesmo.

Especificações

Mercury 240 trata-se de um cooler de refrigeração liquida com um radiador de 240mm, composto por duas ventoinha PWM 120mm e uma bomba que consegue debitar até 210L/hora.

Além disto o Mercury 240 oferece compatibilidade para praticamente todos os sockets Intel e AMD, inclusive AM4 e 2066.

Capturar

.

Em Detalhe 

O Mercury 240 trata-se um cooler com radiador de 240mm e que tem um custo a rondar os $99,90. No cooler vem incluído duas ventoinhas de 240mm PWM com iluminação LED Azul.

A qualidade de construção do Mercury 240 é sem dúvida muito boa, a Antec fez claramente um bom trabalho ao produzir este cooler, porém a qualidade do tubo introduzido neste modelo não foi a melhor escolha, passando a ideia de se tratar de um cooler barato e de baixa qualidade.

foto1

IMG_4207

O foco neste cooler está claramente no seu bloco e bomba, pois a Antec introduziu um indicador de temperatura no mesmo, sendo que conforme a temperatura vai subindo a cor do mesmo vai mudando, dando a indicação de qual a temperatura se encontra o processador.

foto2

IMG_4169 (Medium)

.

Testes

Os testes que efectuamos com o Mercury 240 foram o Aida64Cinebench e o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), com uma temperatura ambiente de 22º C e a máquina que usamos tem as seguintes especificações:

– Intel i7 5820k 4.0GHz
– SuperFlower Leadex 750W Gold
– Asrock Fatal1ty X99M Killer
– G.SKILL Trident Z 16GB 3000MHz
– MasterCase Pro 3
– MSI GTX 980Ti Gaming X 6GB

A comparação do Mercury 240 será feita com outro cooler de refrigeração liquida, sendo ele o Fractal Celsius S24 já anteriormente testado no processador Intel i7 5820k.

aida cinebench XTU

Após correr todos os testes, podemos dizer que os resultados estão dentro do esperado, conseguindo estar ao nível do Fractal Celsius S24, cooler que custa cerca de 30€ a mais que o Antec.

A nível de ruído, não possuímos ainda decibelimetro pelo que a nossa avaliação é meramente empírica, porém o nosso contacto com este tipo de material é constante, pelo que entendemos que é válida para avaliação do produto. Comparando mais uma vez com o Fractal, posso dizer que não se trata do AIO mais silencioso que já me passou pelas mãos, porém as ventoinhas têm uma otima pressão estatica, logo baixando a rotação das mesmas, certamente que o nível de ruído irá baixar bastante e não irá influenciar muito na temperado máxima obtida.

No geral é uma otima alternativa no mercado dos CPU Cooler, com um design bem diferenciado e com uma ótima relação preço/qualidade, torna o Mercury 240 numa boa aposta.

.

Aspetos Positivos 

– Desempenho;
– Design diferênciado;
– Iluminação LED das ventoinhas;
– Inidcador de temperatura no Bloco;
– Anos de garantia extra;

Aspetos menos Positivos

– Baixa qualidade de tubo;
– Montagem;
– Não ser RGB.

Comentários

Avaliação:
Design
8
Qualidade de Construção
7.5
Acessórios/Características
8.5
Performance/Ruído
8
Custo/Benefício
8.5
Compatibilidade
9.5
COMPARTILHE
João Teixeira
João Teixeira é da cidade do Porto e começou cedo a envolver-se com o mundo da informática e desde então nunca mais a largou. No universo da internet é conhecido como jotinha17, nickname que já o acompanha há vários anos de vários foruns de tecnologia. Fundou o JotaReviews em 2015 no Blogger, passando para o Sapo e acabando no site atual. O João é um dos administradores da equipa JotaReviews.