Vantagens e desvantagens de cooler a água

Neste artigo vamos mencionar algumas das vantagens e desvantagens que um cooler a água pode ter na nossa configuração.

Um AIO ( All in One ), trata-se de um cooler com circuito fechado, onde dentro do mesmo tem liquido a circular entre o bloco e o radiador, neste artigo não vamos falar de customs loops, apenas de circuitos fechados, que são coisas bem diferentes.

Os AIOs mais vulgares no mercado são os que têm radiador de 120mm e os de 240mm, várias marcas como a Corsair, Cooler Master, Arctic Cooling e Fractal, têm apostado forte neste segmento, mas será que compensa pagar o extra por um AIO ou water cooling, como muitos lhe chamam?

 

Vantagens:

  • Uma das grandes vantagens e que leva tanta gente apostar neste tipo de cooler é a sua simplicidade, deixando o computador com um aspeto muito mais limpo, não estando ali uma “torre” em cima do processador e este factor é inegável, pois torna o setup muito mais agradável à vista.
  • Outro factor positivo é a expulsão direta do calor para fora da caixa, o liquido vai arrefecer ao circular no radiador, o que vai fazer com que isso aconteça é a pressão estática que as ventoinhas vão criar. Por norma essa pressão é exercida para fora da caixa, logo o calor é expulso para o exterior, não deixando que a temperatura da caixa seja influenciada ( o que nem sempre é assim ).
  • Facilidade de montagem, maior parte dos AIOs que montei apresentaram uma montagem bastante simples, não sendo necessário andar com o livro de instruções atrás, que torna a sua manutenção muito mais prática.
  • Sendo um bom cooler a água, também há a vantagem do baixo ruído, que para muitos é factor obrigatório.

 

Desvantagens:

  • Mas nem tudo num cooler a água é bom, também há vários factores negativos que podemos apontar, tais como: preço, por norma um cooler a água tem um custo bem a cima dos coolers tradicionais ( para todos entenderem ) e nem sempre apresentam resultados superiores;
  • Apontei o silencio como vantagem de alguns coolers a água, mas nem todos têm esta vantagem, alguns coolers a água devido à sua fraca bomba, apresentam muito ruído na sua utilização;
  • E uma das grandes desvantagens é o grande risco de avaria, o grande “cancro” de um circuito fechado são as suas bombas que acabam por avariar ano menos ano, além que este factor tem vindo a ser melhorado pelas principais marcas, dando garantias de 5 anos, mas é uma grande desvantagem em comparação com um cooler a ar, pois a única coisa que pode avariar são as ventoinhas, que facilmente se pode trocar.

 

E tu, que tens a dizer dos circuitos fechados ? Deixa a tua opinião no nosso fórum:

Clica para discutir no Forum JotaReviews